A Airbus acaba de enviar aos EUA documentos para registrar a patente do sistema por ela desenvolvido que visa alertar os pilotos de um avião sobre erros na indicação de velocidade, informou a Flight International.
Segundo a fabricante o sistema compara mudanças ocorridas em um breve período na velocidade do ar com mudanças ocorridas durante o mesmo período na velocidade em relação ao solo, e fica localizado na ADIRU (Air Data and Inertial Reference Unit).
Apesar de comparações diretas entre essas duas unidades de medida da velocidade não poderem ser feitas, a Airbus alega que através da análise dos dados da velocidade do vento e de mudanças na altitude, temperatura do ar e ângulo de ataque é possível fazer uma comparação direta das variações na velocidade e não das velocidades em si. Tais variações são controladas dentro de um limite pré-estabelecido que, uma vez ultrapassado, dispara um alerta visual e/ou sonoro para os pilotos.
O sistema é voltado de forma mais específica a erros de indicação da velocidade ainda em solo, quando o avião se encontra na corrida de decolagem, permitindo que seja abortada antes de se atingir a velocidade de rotação. Entretanto, também poderá auxiliar os pilotos a entenderem problemas surgidos em cruzeiro, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.
O novo instrumento desenvolvido pela Airbus surge quando ainda se buscam as causas para o acidente com o A330 da Air France que caiu em Junho do ano quando realizava o voo 447 entre o Rio de Janeiro e Paris, sendo um dos principais focos da investigação 10 mensagens automáticas enviadas pelo ACARS do avião, de um total de 24, atribuídas a inconsistências nas medições de velocidade.
Segundo a fabricante o sistema compara mudanças ocorridas em um breve período na velocidade do ar com mudanças ocorridas durante o mesmo período na velocidade em relação ao solo, e fica localizado na ADIRU (Air Data and Inertial Reference Unit).
Apesar de comparações diretas entre essas duas unidades de medida da velocidade não poderem ser feitas, a Airbus alega que através da análise dos dados da velocidade do vento e de mudanças na altitude, temperatura do ar e ângulo de ataque é possível fazer uma comparação direta das variações na velocidade e não das velocidades em si. Tais variações são controladas dentro de um limite pré-estabelecido que, uma vez ultrapassado, dispara um alerta visual e/ou sonoro para os pilotos.
O sistema é voltado de forma mais específica a erros de indicação da velocidade ainda em solo, quando o avião se encontra na corrida de decolagem, permitindo que seja abortada antes de se atingir a velocidade de rotação. Entretanto, também poderá auxiliar os pilotos a entenderem problemas surgidos em cruzeiro, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.
O novo instrumento desenvolvido pela Airbus surge quando ainda se buscam as causas para o acidente com o A330 da Air France que caiu em Junho do ano quando realizava o voo 447 entre o Rio de Janeiro e Paris, sendo um dos principais focos da investigação 10 mensagens automáticas enviadas pelo ACARS do avião, de um total de 24, atribuídas a inconsistências nas medições de velocidade.
Fonte: Portal CR.
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