sábado, 19 de dezembro de 2009

Pilotos da PGA ameaçam greve por perseguição a colega



Os pilotos da Portugália acusam a administração da empresa de não ter renovado o contrato a um piloto em retaliação por este ter aderido às greves de Abril. 

"Todos os pilotos com contratos foram integrados menos um", avançou fonte do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) ao i, garantindo que "se a Portugália não readmitir o piloto" no próximo concurso que fizer, as greves regressam.

"Foi dispensado com a desculpa de que a frota Fokker 100 ia ser reduzida, mas, não só não foi, como agora estão a proceder a uma atualização técnica destes aviões para possibilitar a sua manutenção ao serviço da companhia até, pelo menos, 2015", explicou ainda o sindicato. 


Aliás, e segundo o SPAC, o novo acordo da empresa assinado entre os pilotos e a administração da Portugália, em Agosto, resulta numa "necessidade de contratação de inúmeras tripulações", conforme terá apontado Luiz Lapa, líder da PGA, aos pilotos durante as negociações. 

Isto levou os pilotos, reunidos em assembleia-geral a 12 de Agosto, a comprometerem-se com o avanço para novas ações de protesto caso a situação não se alterasse.

"Como até à presente data a PGA não readmitiu o oficial piloto [...] não restou alternativa aos pilotos da PGA senão honrarem os compromissos assumidos e exigirem à administração da empresa que o oficial piloto seja readmitido, com a maior brevidade, através da celebração de contrato de trabalho sem termo, atenuando assim os efeitos da retaliação de que o mesmo foi alvo por ter aderido às greves decretadas", avançou o SPAC ontem.

Esta ameaça do sindicato teve, contudo, uma resposta quase imediata por parte da administração da Portugália, que afirmou ao final da tarde de ontem à Lusa que a candidatura deste trabalhador será "objeto de análise preferencial" se a empresa reajustar o quadro. 


A Portugália conta com cerca 150 pilotos e 16 aeronaves, das quais seis Fokker 100.

Fonte: I Informação (Portugal).
Photo by: www.tvi24.iol.pt

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página