terça-feira, 28 de agosto de 2012

Técnicos da Embrapa vão avaliar biocombustível para aviação

Especialistas da Embrapa Agroenergia vão discutir a produção de biocombustíveis para a aviação nos dias 13 e 14 de setembro, em Brasília. Entre as questões que serão abordadas pelos pesquisadores estão os desafios técnico-científicos e as oportunidades para o desenvolvimento dos biocombustíveis. Durante o evento, a organização quer avaliar o seu foco de atuação nessa área.

O Simpósio Nacional de Biocombustíveis de Aviação, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai avaliar o estágio atual e as necessidades de avanços nas pesquisas.


O transporte aéreo mundial é o responsável por cerca de 2% dos gases de efeito estufa liberados na atmosfera. Por essa razão existe um crescente investimento do setor de aviação no desenvolvimento de combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis.


Hoje, o principal combustível utilizado na aviação é o querosene obtido do petróleo. "O bioquerosene é uma alternativa sustentável", afirma o coordenador do simpósio e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Rossano Gambetta. O uso de combustível renovável é uma opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


Para o pesquisador, existem grandes desafios na linha dos biocombustíveis da aviação. Gambetta destaca a necessidade de um combustível com padrão mundial independente da matéria-prima ou rota tecnológica adotada, compatível com os motores já existentes, que possa abastecer os aviões em qualquer lugar do mundo. Mais informações sobre o simpósio na página: www.embrapa.br/cnpae.

Fonte: 24 Horas News
Photo by: Embrapa

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página