terça-feira, 14 de agosto de 2012

Polo aeronáutico motiva investimento em São João da Boa Vista, SP

A cidade de São João da Boa Vista (SP) se prepara para se tornar um polo da indústria aeronáutica. Com novos investimentos, moradores se qualificam na busca por uma oportunidade de trabalho nesse setor.

Há três meses, uma empresa especializada em aviação começou a funcionar no município. Toda a produção era feita em outra cidade, mas a mudança da sede foi motivada pelo crescimento na demanda. “Por se tratar de um país com dimensões continentais, o avião é uma ferramenta indispensável no Brasil. E o mercado nacional está só começando”, diz o empresário Caio César Jardini Jordão.

Em um galpão de sete mil metros de área construída são fabricadas aeronaves da categoria leve esportiva. Foram contratados 64 funcionários, 80% mão de obra da própria cidade, capacitados em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Oportunidade
O líder de sessão Marco Antônio Ferreira Sacardi buscou novos cursos para enriquecer o currículo. Ele mudou de área, ganhou conhecimento e a oportunidade de crescer profissionalmente.

“Até quando eu converso com as pessoas elas ficam surpresas, foi uma mudança total na minha vida, tanto pessoal, porque eu sempre fui apaixonado por aviões, quanto profissional”, conta.

A auxiliar de produção Paula Cristina Bernardo faz parte do primeiro grupo de mulheres contratado pela empresa. Ela estava desempregada e a única experiência que tinha era como garçonete. Por meio da qualificação profissional, hoje ela atua na linha de montagem e fabricação de asas. “Foi uma oportunidade boa para mim, é um bom emprego e é bom para a cidade também”, diz.

A empresa atrai para a cidade compradores de várias partes do país. O empresário Fernando Amaral foi ao local e fechou negócio. “Nem todas as cidades são atendidas pelas linhas comerciais das empresas aéreas, então um equipamento deste te dá uma flexibilidade para ir para qualquer lugar no tempo e hora que determinarmos”, argumenta.

Investimentos
Para que outras empresas do setor se instalem na cidade, a área do aeroporto passa por reforma. Além das melhorias na pista para pousos e decolagens, novos galpões foram construídos para a instalação das fábricas.

Até agora já foi feito um investimento público de R$ 500 mil. O projeto é dividido em núcleos e prevê a instalação de indústrias aeronáuticas, manutenção de aeronaves e a formação de mão de obra.

“É um local que pode gerar muitos empregos, o desenvolvimento de novas tecnologias, fazer parcerias com universidades, enfim, pode ser um ativador da economia regional”, explica a diretora da Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista, Amélia Queiroz.

Uma outra fábrica de aviões localizada no Distrito Industrial da cidade já se prepara para a mudança. Em alguns meses, a linha de produção estará na nova sede no centro aeronáutico. Com isso, mais vagas de trabalho serão abertas. “Hoje nós temos aqui 45 funcionários, mas indo para o aeroporto esperamos chegar a 100”, almeja o empresário Ernesto Palozzi.

ASSISTA O VÍDEO DA REPORTAGEM: G1.COM ).
Fonte: G1
Photo by: G1

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página