O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego aéreo. Dessa forma, na capital federal, as duas pistas têm sido utilizadas para escoar com mais agilidade os tráfegos.
Os procedimentos são baseados em recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e implementados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Até o dia 7 de abril, os voos que saíam de Brasília em direção ao norte do País faziam curva à direita.
Os procedimentos são baseados em recomendação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e implementados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Até o dia 7 de abril, os voos que saíam de Brasília em direção ao norte do País faziam curva à direita.
A partir do dia 8, os aviões mantém a direção da pista. “As duas pistas têm sido utilizadas em suas capacidades. A nossa missão é possibilitar que o fluxo seja organizado e com toda segurança”, explicou o Comandante do Primeiro Centro Integrado Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), Brigadeiro-do-Ar Maurício Ribeiro Gonçalves.
Ele explicou que, para diminuir ao máximo o ruído para residências próximas á área de decolagem em Brasília, os controladores solicitam aos pilotos que façam o maior gradiente de subida. “Além disso, separamos as aeronaves mais ruidosas para a pista nova”, ressaltou.
Além disso, das 22h às 6h, todas as aeronaves decolam dessa pista, salvo alguma restrição operacional.
Ele explicou que, para diminuir ao máximo o ruído para residências próximas á área de decolagem em Brasília, os controladores solicitam aos pilotos que façam o maior gradiente de subida. “Além disso, separamos as aeronaves mais ruidosas para a pista nova”, ressaltou.
Além disso, das 22h às 6h, todas as aeronaves decolam dessa pista, salvo alguma restrição operacional.
Fonte: Airkrane.
Photo by: Wagner Damasio (Recife).
2 comentários:
E Recife?
Pois é Rod. Fiquei também pensando nisto. Estou até querendo mudar o título da postagem. hehehehe
Obrigado pela informação.
Abraço
Lisarb (Aeroblog).
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