quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

1° voo comercial do An-148



O Antonov An-148 é o primeiro jato regional de passageiros produzido em quantidade na Rússia na Fábrica de Aeronaves de Voronezh – VASO) nos últimos 20 anos . A aeronave foi vendida através de contrato de leasing para STC Rossiya através do principal fornecedor de novas aeronaves civis da Rússia, a Ilyushin Finance (IFC), no dia 1º de outubro de 2009. A primeira apresentação da aeronave russa An-148 ocorreu no MAKS 2009 em agosto.





O primeiro voo de passageiros do An-148 é um singnificante evento para indústria de aviação da Rússia. A aeronave se tornou o único projeto implementado nas últimas duas décadas através de esforços entre os projetistas da Rússia e Ucrânia para produção em massa. Foram consumidos seis anos para implementar o projeto do An-148. Houve ainda a parceria entre a Antonov Design Bureau (Ucrânia) e fornecedores de componentes. O projeto do An-148 teve investimentos de cerca de US$ 400 milhões.

A companhia aérea STC Rossiya eventualmente vai adquirir seis aeronaves An-148-100 na configuração de 68 passageiros (oito na classe executiva e 60 na classe econômica). As aeronaves substituirão as aeronaves Boeing 737-500 atualmente em operação.








O Aeroporto Domodedovo de Moscou – o líder no mercado de aviação doméstico da Rússia – foi escolhido como destino para o primeiro voo comercial do An-148.






O An-148 é uma aeronave de passageiros projetada para rotas regionais e de trechos curtos de até 5.100 km de distância. Uma vantagem da aeronave é a capacidade de operar em pistas pavimentadas, bem como em pistas preparadas não asfaltadas, localizadas em altitudes maiores de 1.500 metros do nível do mar, em todas condições de tempo. A velocidade de cruzeiro fica entre 780-850 km/h voando numa altitude em torno de 40.000 pés (12.200 metros).





Equipamentos modernos de rádio-navegação, indicadores multifunção e sistemas elétricos remotos de controle de voo permitem que a aeronave opere em qualquer rota de voo incluindo aquelas com alta intensidade, em condições normais ou de tempo severo, em voos diurnos ou noturnos.


Além da vantagem de operar em pistas de pouso não asfaltadas, possui outra vantagem de permitir o embarque e desembarque de passageiros através de uma escada adaptada na porta de entrada da aeronave, não necessitando de equipamentos especiais nos aeródromos em que opera. Além disso possui baixo consumo de combustível, comparado a outras aeronaves, além de ter um custo acessível de aquisição para pequenas empresas regionais.

O aeroporto de Domodedovo é um dos maiores da Rússia e da Europa Ocidental, sendo o número um da Rússia em termos de tráfego de passageiros. Em 2008 o aeroporto de Domodedovo teve um fluxo de mais de 20 milhões de passageiros.


Fonte: Cavok.
Photo by: Cavok.

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