Após investigar o incidente envolvendo um Boeing 767 da Delta ocorrido na madrugada do dia 19 de Outubro deste ano, durante o pouso em Atlanta do voo procedente do Rio de Janeiro, quando o avião aterrissou na taxiway ao invés da pista de pouso, o NTSB emitiu seu relatório final apontando uma cadeia de eventos que culminou no erro dos pilotos, informou a ATI.
Segudo o orgão, tudo começou quando um checador que acompanhava o voo na cabine de comando passou mal, ainda em cruzeiro, e foi transferido para a cabine de passageiros.
Os pilotos então notificaram o despacho da Delta, prontificando a empresa a declarar uma emergência médica para o controle de tráfego aéreo.
Foi então tomada a decisão de prosseguir com o voo rumo a Atlanta. Quando a aeronave já se aproximava do aeroporto, o controlador de voo perguntou aos pilotos se estes gostariam de alterar a pista designada para pouso, no caso a 27L, pela pista paralela 27R, o que colocaria o 767 mais próximo do terminal para uma evacuação médica, o que foi aceito.
Tal alteração seria feita através de uma manobra conhecida como “sidestep”, quando os pilotos realizariam uma aproximação por instrumentos para a pista 27L e assim que avistassem a 27R manobrariam o avião para alinhar-se com ela. Isto foi feito e o procedimento realizado normalmente.
Neste momento entraram em cena outros elos da cadeia de acontecimentos, sendo eles o fato do ILS para a pista 27R estar inoperante naquele dia uma vez que a pista em uso para pousos era 27L, e das luzes de aproximação da 27R estarem inoperantes devido a uma manutenção que estava sendo realizada.
Somados, todos esses fatores acabaram resultando no pouso do avião na taxiway M, localizada 200 pés ao norte da pista 27R, após o qual o avião taxiou normalmente até o pátio.
Segudo o orgão, tudo começou quando um checador que acompanhava o voo na cabine de comando passou mal, ainda em cruzeiro, e foi transferido para a cabine de passageiros.
Os pilotos então notificaram o despacho da Delta, prontificando a empresa a declarar uma emergência médica para o controle de tráfego aéreo.
Foi então tomada a decisão de prosseguir com o voo rumo a Atlanta. Quando a aeronave já se aproximava do aeroporto, o controlador de voo perguntou aos pilotos se estes gostariam de alterar a pista designada para pouso, no caso a 27L, pela pista paralela 27R, o que colocaria o 767 mais próximo do terminal para uma evacuação médica, o que foi aceito.
Tal alteração seria feita através de uma manobra conhecida como “sidestep”, quando os pilotos realizariam uma aproximação por instrumentos para a pista 27L e assim que avistassem a 27R manobrariam o avião para alinhar-se com ela. Isto foi feito e o procedimento realizado normalmente.
Neste momento entraram em cena outros elos da cadeia de acontecimentos, sendo eles o fato do ILS para a pista 27R estar inoperante naquele dia uma vez que a pista em uso para pousos era 27L, e das luzes de aproximação da 27R estarem inoperantes devido a uma manutenção que estava sendo realizada.
Somados, todos esses fatores acabaram resultando no pouso do avião na taxiway M, localizada 200 pés ao norte da pista 27R, após o qual o avião taxiou normalmente até o pátio.
Fonte: Portal CR.
Photo by: Spencer Wilmot.
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