quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Comandante da FAB participa do VIP Day do Exercício SALITRE II


Considerado de grande importância para o Exercício SALITRE II, o dia 28 de outubro foi marcado pela visita de várias autoridades civis e militares à Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no Chile.

A comitiva, composta pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Força Aérea Brasileira, pelos Comandantes das Forças Aéreas dos Países participantes (Argentina, Chile, Estados Unidos e França), além de políticos e de autoridades civis do Chile, desembarcou às 10h, proveniente de Santiago, em uma aeronave da Força Aérea do Chile (FACh).

Convidados pela FACh para o VIP Day, os participantes receberam uma palestra explicativa sobre o Exercício na qual foi mostrado o funcionamento de cada célula operacional. Para o Comandante de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboya Bournier, “a inclusão de viaturas de combate do Land Component Command (tropa terrestre) aumentou o grau de dificuldade para os pilotos, particularmente nesse ambiente de deserto onde a camuflagem é essencial para a tropa terrestre. Esse foi um dia muito completo e tivemos um excelente VIP Day no SALITRE II”, ressaltou oficial-general .

Ao término da palestra, as autoridades visitaram as instalações da Direção do Exercício (DIREX), do Joint Force Air Component (JFAC) – a Força Aérea da Coalizão e do Combained Air Operacions Center (CAOC) – Centro de Operações Aéreas da Coalizão, onde ouviram várias explicações sobre os voos, as escoltas, os ataques e os resgates que estavam sendo feitos naquele exato momento.

Seguindo a programação, os convidados foram para a área operacional onde puderam ver de perto as aeronaves A-4 da Argentina, A-1 do Brasil, F-16 do Chile, F-15 dos EUA e Mirage 2000 da França. Logo em seguida, o Tenente-Brigadeiro Saito conversou com os pilotos e integrantes do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAV) e recebeu um briefing do Tenente-Coronel- Aviador David Almeida Alcoforado, Comandante da Unidade Aérea, sobre a atuação do Esquadrão no Exercício SALITRE II.

Antes de embarcar em uma aeronave Casa 212 da FACh, com destino ao observatório Europeu Austral Paranal, localizado no Deserto do Atakama, no Chile, o Comandante da Aeronáutica assinou a renovação do termo bilateral de cooperação antártico entre o Brasil e o Chile, fortalecendo ainda mais os vínculos entre as duas Forças Aéreas. “Sinto-me orgulhoso da FAB por poder proporcionar a esses pilotos uma experiência como essa de voar em solo chileno”, afirmou o Tenente-Brigadeiro-do- Ar Juniti Saito.

Fonte: CECOMSAER

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página