O jato mais veloz, o avião espião SR-71, atinge uma velocidade de Mach 3.3.
Mas a nova geração de motores scramjet promete romper todas as barreiras de velocidade, com marcas desde sete vezes (Mach 7) a 18 vezes a velocidade do som.
A tecnologia destes motores permite que o ar seja comprimido e esquentado antes de ser misturado com o hidrogênio. Esta combustão gera um impulso sumamente potente e deixa somente um rastro de vapor de água.
Com Mach 8, uma viagem entre São Paulo e Tóquio levaria apenas 70 minutos. Em dezembro, a Nasa realizará a primeira prova do X-51A, desenvolvido junto a Boeing e que voará a Mach 5.
A agência espacial dos EUA desenvolve outro projeto com a empresa Virgin Galactic, motivo pelo qual se espera que os primeiros modelos comerciais capazes de levar satélites à órbita terrestre comecem a operar em 2015, enquanto os modelos para seis ou 10 passageiros iniciarão seus vôos em 2020.
A Rússia e sua companhia estatal UABC já planejam o primeiro modelo de 200 passageiros, que viajará entre Moscou e Nova Iorque em 45 minutos.
Mas a nova geração de motores scramjet promete romper todas as barreiras de velocidade, com marcas desde sete vezes (Mach 7) a 18 vezes a velocidade do som.
A tecnologia destes motores permite que o ar seja comprimido e esquentado antes de ser misturado com o hidrogênio. Esta combustão gera um impulso sumamente potente e deixa somente um rastro de vapor de água.
Com Mach 8, uma viagem entre São Paulo e Tóquio levaria apenas 70 minutos. Em dezembro, a Nasa realizará a primeira prova do X-51A, desenvolvido junto a Boeing e que voará a Mach 5.
A agência espacial dos EUA desenvolve outro projeto com a empresa Virgin Galactic, motivo pelo qual se espera que os primeiros modelos comerciais capazes de levar satélites à órbita terrestre comecem a operar em 2015, enquanto os modelos para seis ou 10 passageiros iniciarão seus vôos em 2020.
A Rússia e sua companhia estatal UABC já planejam o primeiro modelo de 200 passageiros, que viajará entre Moscou e Nova Iorque em 45 minutos.
Fonte: mdig.com.
Photo By: mdig.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário