quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Notícias TAP


TAP admite perdas de R$ 13 mi por dia de greve dos pilotos

Cada dia de greve dos pilotos deverá custar à TAP cerca de 5 milhões de euros (R$ 13,29 milhões no câmbio atual), disse à Agência Lusa fonte oficial da companhia aérea.


"Este é um valor médio para uma greve de total eficácia", disse à Lusa a fonte oficial da TAP, ressaltando que este valor pode variar conforme "o dia da semana e do mês".

Contas feitas, no conjunto, os dois dias de greve convocados pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) - 24 e 25 de setembro - podem custar à TAP 10 milhões de euros.

A empresa encerrou o primeiro semestre com um prejuízo de 72,4 milhões de euros.


O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) decidiu iniciar a greve devido ao "impasse" no processo de revisão do Acordo de Empresa dos pilotos da TAP e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da companhia aérea, Fernando Pinto.


Fonte oficial da TAP disse à Lusa que, no início da semana, a companhia aérea apresentou ao sindicato uma proposta em que sugeria o "reatamento imediato da proposta de discussão e atualização do Acordo de Empresa".

A companhia aérea propunha também "o acompanhamento atento e empenhado da evolução da situação econômico-financeira da empresa e da crise da indústria, com vista a, ao longo do último trimestre do ano, se proceder a uma avaliação objetiva e responsável da possibilidade de partilha de resultados".


Impasse


Os pilotos, na assembleia-geral que ocorreu na terça-feira, decidiram dar um mandato para "a direção do SPAC rejeitar a proposta da TAP, relativa a vias negociais estéreis, por ser objetivamente improdutiva, desequilibrada e discriminatória dos pilotos", de acordo com o pré-aviso de greve.

Os pilotos interromperam suas atividades pela última vez em outubro de 2007, numa greve nacional.

Na época, o sindicato convocou uma greve de três dias, mas a paralisação acabou durando apenas um dia, devido à intervenção do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Esta paralisação originou o cancelamento de 65 voos e prejuízos de um milhão de euros para a transportadora liderada por Fernando Pinto.


Pilotos da TAP ganham em média 19 salários mínimos

Os pilotos da companhia aérea portuguesa TAP ganham, em média, 8.600 euros por mês, ou seja, cerca de 19 salários mínimos, de acordo com o Diário Económico.

A greve que marcaram tem por objetivo uma revisão salarial.
A TAP acusou ontem o sindicato dos pilotos de utilizar para fins políticos a greve prevista para 24 e 25 de Setembro.

A companhia liderada por Fernando Pinto "lamenta a marcação desta greve para os dois últimos dias de campanha eleitoral, numa aparente intenção de pressionar o poder político".

Esta acusação surge um dia depois de o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, ter estranhado o momento (eleitoral) em que surge a paralisação dos pilotos.

Fontes: UOL/IOL Diário.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página