quinta-feira, 10 de setembro de 2009

British Airways vai utilizar biocombustíveis


O gerente de meio-ambiente da companhia British Airways, Jonathon Counsell, afirmou estar muito otimista com o fato de a frota da BA em breve poder operar com uma mistura de biodiesel e combustível de aviação.

O otimismo de Jonathon é dividido com a Pratt & Whitney, empresa de engenharia que acredita na certificação de jatos com biocombustíveis para uso comercial até 2011.


Os biocombustíveis são bons para o meio ambiente porque seus ingredientes absorvem dióxido de carbono da atmosfera enquanto crescem, o que compensa a emissão da substância quando o combustível é queimado. O álcool de cana-de-açúcar é um dos exemplos mais comum de biocombustível brasileiro.

A British Airways vai começar, no próximo ano, em parceria com a Rolls-Royce, testes em um jato estático com diferentes tipos de biocombustíveis, e as informações serão usadas no processo de certificação.

Resultados preliminares de alguns testes sugerem que alguns biocombustíveis são mais limpos que os combustíveis convencionais e permitem às máquinas trabalharem com mais eficiência.

Os mais promissores são esperados da extração das algas, mas os óleos extraídos do pinhão, um arbusto tropical, e da carmelina, parente do repolho, são os mais comuns.


O uso dos biocombustíveis dá continuidade a medidas tomadas pela British Airways que deixam clara a preocupação da empresa com o meio ambiente, como a encomenda, no ano passado, de aeronaves mais modernas e ecológicas, produzidas no Brasil pela Embraer.

Fonte: Jornal de Turismo.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página