quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Prejuízo da Aer Lingus agrava-se 242%


A low cost irlandesa Aer Lingus, que em Portugal voa para Lisboa e Faro, perdeu 73,9 milhões de euros no primeiro semestre, mais 242% que há um ano, e o seu chairman comentou que a companhia precisa de avançar com “passos difíceis mas necessários” quanto ao seu modelo de negócios e estrutura de custos.

Nada está garantido e nada está excluído, disse por sua vez Sean Coyle, CFO (Chief Financial Officer) da Aer Lingus, que comentou ainda que a perspectiva é de maior “pressão” sobre as tarifas pela continuação das tendências de mercado actuais tanto na Irlanda como em outros dos seus principais mercados.

A Aer Lingus indicou hoje que no primeiro semestre teve uma queda das vendas em 12%, para 555 milhões de euros, com uma queda da tarifa média em 17%.

Esta queda deu-se por quedas em 13% nas rotas de curto e médio cursos e em 19% nas rotas de longo curso.

A Aer Lingus, que já foi alvo de duas tentativas de compra por parte da Ryanair, que mantém uma participação de 29% no capital da concorrente, passa a ter na sua liderança a partir da próxima semana o novo CEO Christoph Mueller que, segundo várias notícias na imprensa internacional, deverá desencadear um escrutínio apertado da estrutura de custos da companhia.

Algumas fontes falam num plano para cortar custos em 130 milhões de euros.

O balanço do primeiro semestre indica que a Aer Lingus reduziu os custos, excluindo combustível, em 5,1%, nomeadamente por congelamento de salários e cortes de alguns serviços.

As notícias referem ainda que a Aer Lingus procura reduzir o peso da sua base em Dublin, expandindo a operação em Londres Gatwick, e adiou a recepção de três novos aviões Airbus A330, previstos para este ano, por forma a conservar liquidez, uma vez que a sua posição de tesouraria caiu de 654 milhões de euros no final de 2008 para 440 milhões no final do primeiro semestre.

Fonte: PressTur.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página