sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Controlador de voo é suspenso após acidente sobre Rio Hudson


O controlador de voo norte-americano responsável pelo avião que se chocou com um helicóptero no último sábado foi suspenso, acusado de ter violado os procedimentos, o que poderia ter causado o acidente aéreo.

As autoridades investigam se ele estaria falando ao telefone com a namorada no momento do acidente. Também o supervisor dos controladores não estaria na Torre de Controle na ocasião, informou o jornal local Daily News.

A Administração Federal de Aviação e o Órgão Nacional de Segurança no Transporte, da qual os dois são funcionários, não divulgaram os nomes dos envolvidos e informaram que estão realizando investigações para a confirmação dos fatos.

No acidente de sábado passado, um avião de pequeno porte atingiu um helicóptero sobre o rio Hudson, em Nova York, matando todos os nove ocupantes das aeronaves, entre eles cinco turistas italianos.

Segundo o jornal, o comportamento do controlador foi "inaceitável", mesmo não sendo suficiente para provocar o desastre.

A Administração Federal da Aviação Civil americana (FAA, na sigla em inglês) descobriu os comportamentos inadequados ouvindo as gravações da torre de Teterbono, Nova Jersey, a escala de onde decolou o avião com destino a Ocean City.

"Verificamos que eram conversas inapropriadas, trata-se de uma conduta inaceitável. Suspendemos os responsáveis e serão abertas investigações disciplinares, mesmo se não existem motivos par pensar que estes comportamentos tenham contribuído ao acidente", disse Randy Babbitt, um administrador da FAA.

Familiares de duas das vítimas italianas, identificadas por Michele e Felippo Norelli, não quiseram comentar as novas notícias. "A justiça fará a sua parte", disse Davide, irmão de Felippo, depois do funeral, realizado hoje na Igreja de San Giovanni Battista em Trebbo di Reno, município de Bolonha, cidade ao noroeste da Itália.

Mais de quinhentas pessoas compareceram ao funeral celebrado pelo padre Dom Biagio Ferrari. No domingo serão realizados os funerais das outras três vítimas, Tiziana Pedrone, Fabio Galazzi e Giacomo Galazzi.

Fonte: 12horas. aérea. (Nosso novo Parceiro).

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página