Voar diminui distâncias, aproxima as pessoas, impulsiona os negócios. Mas pouco se ouve falar sobre as consequências deste tipo de transporte para o meio ambiente. Em uma viagem de ida e volta entre Rio de Janeiro e São Paulo, um avião com capacidade para 150 passageiros emite 34,5 toneladas de gás carbônico.
“Dentro do setor de transportes, a aviação é o setor que mais cresce, o que faz prever que com o passar do tempo cada vez mais a aviação será um ponto focal nessa preocupação com questão de emissão em geral", afirma o engenheiro Roberto Schaeffer.
Nos últimos dez anos, a frota brasileira cresceu 18,5%. Segundo o consultor Allemander Pereira Filho, do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, as companhias investiram em melhorias para reduzir a quantidade de combustível necessário nas viagens.
“A nossa frota, no Brasil em particular, é uma das mais novas do mundo. Com o menor consumo de combustível, se reduz também o custo e o preço das passagens. Por outro lado, afeta menos o meio ambiente”, diz Allemander Pereira Filho.
Segundo os especialistas, um país de dimensões continentais como o Brasil precisa de opções de transportes pouco poluentes. Alternativas como o trem-bala levam tempo e muitos investimentos. Enquanto isso, uma ideia é substituir as reuniões de negócios com a presença de profissionais de vários lugares por telefonemas ou teleconferências.
Os passageiros também podem ajudar a diminuir a poluição, evitando deslocamentos desnecessários de avião. Algumas medidas antes e durante o voo fazem diferença para a qualidade do ar.
Dar preferência a voos diretos ou com o mínimo de escalas porque o pouso e a decolagem são os processos que mais consomem combustíveis e, portanto, mais emitem gases de efeito estufa;
Usar o banheiro só quando necessário, pois cada descarga consome um litro de combustível, liberando quase 5 quilos de poluentes na atmosfera.
“Dentro do setor de transportes, a aviação é o setor que mais cresce, o que faz prever que com o passar do tempo cada vez mais a aviação será um ponto focal nessa preocupação com questão de emissão em geral", afirma o engenheiro Roberto Schaeffer.
Nos últimos dez anos, a frota brasileira cresceu 18,5%. Segundo o consultor Allemander Pereira Filho, do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, as companhias investiram em melhorias para reduzir a quantidade de combustível necessário nas viagens.
“A nossa frota, no Brasil em particular, é uma das mais novas do mundo. Com o menor consumo de combustível, se reduz também o custo e o preço das passagens. Por outro lado, afeta menos o meio ambiente”, diz Allemander Pereira Filho.
Segundo os especialistas, um país de dimensões continentais como o Brasil precisa de opções de transportes pouco poluentes. Alternativas como o trem-bala levam tempo e muitos investimentos. Enquanto isso, uma ideia é substituir as reuniões de negócios com a presença de profissionais de vários lugares por telefonemas ou teleconferências.
Os passageiros também podem ajudar a diminuir a poluição, evitando deslocamentos desnecessários de avião. Algumas medidas antes e durante o voo fazem diferença para a qualidade do ar.
Veja algumas medidas
Diminuir a bagagem ao mínimo necessário. Cada quilo nas malas provoca a emissão de um quilo de gás carbônico, em uma viagem de cerca de dez horas;Dar preferência a voos diretos ou com o mínimo de escalas porque o pouso e a decolagem são os processos que mais consomem combustíveis e, portanto, mais emitem gases de efeito estufa;
Usar o banheiro só quando necessário, pois cada descarga consome um litro de combustível, liberando quase 5 quilos de poluentes na atmosfera.
Fonte: O Globo.
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