quinta-feira, 30 de julho de 2009

TAP diminuiu prejuízos em 53,2%


A TAP anunciou em comunicado de imprensa, ter conseguido melhorar os seus resultados no primeiro semestre deste ano, com a redução de custos a ser superior à quebra de receitas.

Não obstante a melhoria conseguida nos prejuízos, os resultados da companhia mantêm-se no “vermelho”.


A companhia anunciou ter obtido, nos primeiros seis meses deste ano, um resultado líquido negativo de 72,4 milhões de euros, melhor em 53,2% que os 154,9 milhões negativos registados no mesmo período de 2008.

A melhoria verificada nos resultados líquidos foi possível, segundo se lê no comunicado da empresa, graças à “acentuada diminuição dos custos de exploração no mesmo período, que passaram de 1.067,9 milhões em 2008 para 855,2 milhões este ano, o que traduz uma melhoria de 19,9%”.

Ao nível dos custos, o destaque vai para a fatura com os combustíveis que desceu 49,7%, passando de 313,2 milhões de euros para 157,6 milhões no primeiro semestre deste ano.


Quanto aos proveitos operacionais, nos primeiros seis meses deste ano verificou-se uma redução de 11,8% para 927 milhões de euros, valor que se compara com os 1.050,8 milhões obtidos em igual período de 2008.

No número de passageiros transportados também se registou uma quebra, de 6,2%, com a companhia a transportar, de Janeiro a Junho, 3,854 milhões de passageiros.

Alertando para o fato de, no primeiro semestre do ano, os resultados ficarem sempre abaixo dos registados na segunda metade do ano, a TAP diz que se mentem o clima de incerteza que impede de traçar perspectivas para o restante do ano.

E sublinha: “A crise econômica mundial continuou a afetar fortemente o transporte aéreo, com quebras acentuadas no volume de passageiros e de carga transportados, o que impediu a desejada recuperação da crise provocada pela escalada dos combustíveis durante parte do ano de 2008”.


Fonte: Mercado & Eventos.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página