quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Por onde voam (ou não) os ex 737's da Cruzeiro


Boeing 737 é um avião comercial a jato, bimotor, de fuselagem estreita (narrow-body) e corredor único produzido pela Boeing. 
É a aeronave de maior vendagem na história da aviação civil.
Recentemente, a empresa Fly Dubai recebeu o 7000º Boeing 737 produzido, matriculado A6-FDW. 
Calcula-se que tenha transportado cerca de 7 bilhões de pessoas ao longo da sua vida, e incontável quantidade de carga.
O 737 nasceu da necessidade da Boeing em exercer a concorrência, antes iniciada pelo BAC 1-11 (One-Eleven), Sud-Aviation Caravelle e pelo Douglas DC-9, no mercado para jatos de curtas-distâncias e baixa capacidade de passageiros.
No entanto, a Boeing estava bem atrás nesta disputa, já que, no início do programa do 737 em 1964, o DC-9 estava prestes a fazer o primeiro voo, o One-Eleven no programa de testes e o Caravelle estava em serviço há 5 anos.
Foi preciso agilizar o desenvolvimento, e a Boeing utilizou o máximo possível de tecnologias e peças dos 707 e 727, principalmente os componentes de fuselagem.
O conjunto de asas, projetado especificamente para o modelo 737, falhou em ensaios destrutivos estáticos de bancada, ao ser submetido a cerca de 95% da capacidade de carga máxima projetada, tendo que ser reprojetado. O fato acabou dando ao modelo uma asa de excelente performance, capaz de operar tanto em pistas curtas, como em cruzeiro de grande altitude, com muita eficiência.
Mesmo com os contratempos iniciais, o 737 foi mais barato e rápido para ser construído e homologado, com a vantagem de possuir fileiras de seis assentos, ao invés das de cinco dos concorrentes.
As séries 100 e 200 eram identificáveis pelas naceles tubulares de motor, integradas às asas, com projeções à frente do bordo de ataque e atrás do bordo de fuga. 
Os motores dos primeiros modelos (oficialmente denominados pela fábrica como “Originals”) eram os turbofans Pratt and Whitney JT8D de baixa derivação (bypass).
Os "Originals" também podem ser identificados pela curva suave da diminuta barbatana da deriva – os modelos Classic (denominação oficial dos modelos da série 300, 400 e 500 e derivativos) e os Next Generation ou NG (idem para os modelos 600, 700, 800, 900 e derivativos) possuem um tipo de barbatana mais pronunciado, com uma projeção triangular que se estende à frente do bordo de ataque da deriva.
O primeiro 737 (da série 100) decolou em seu voo inaugural em 9 de abril de 1967 e entrou em serviço com a Lufthansa em fevereiro de 1968, como a primeira companhia aérea fora dos Estados Unidos a lançar um novo modelo da Boeing.
O 737-200, por sua vez, fez o seu voo inaugural em 8 de agosto de 1967. A Lufthansa foi o único cliente a comprar o modelo 737-100 novo de fábrica, sendo que apenas 30 unidades foram produzidas ao todo.
Já a versão alongada, denominada de 737-200, teve ampla preferência no mercado, e foi produzida até agosto de 1988 (para a Xiamen Airlines). 
O cliente inaugural para este modelo foi a United Airlines, com o primeiro voo comercial ocorrendo em 28 de abril de 1968, de Chicago O'Hare (ORD), Illinois para Grand Rapids (GRR), Michigan - EUA.
O Boeing 737-222 matrícula N9003U da United fez este primeiro voo. Após a aeronave número 135, um importante aperfeiçoamento foi aplicado às unidades subsequentes, com kits de modificação também sendo disponibilizados aos operadores de unidades anteriores: os reversores de empuxo semelhantes aos do Boeing 727, menos eficientes, foram substituídos por um novo sistema de reversores tipo concha (target thrust reversers) semelhantes aos do modelo Douglas DC-9, projetados em conjunto com a Rohr Corp..
O custo de tal modificação foi de 24 milhões de dólares para a Boeing, mas totalmente justificado, pois o sistema anterior exibia a indesejável tendência de produzir sustentação durante a sua atuação no solo, com a vantagem de melhorar dramaticamente a performance de pouso, ao abrir um maior leque de utilização, principalmente aos operadores regionais, que utilizavam pistas curtas.
Em 1984, o 737 sofreu uma “plástica” fundamental, mas esse assunto vai ficar para outro post.

737-200

O 737-200 foi uma versão estendida do 737-100, lançada para se adequar às necessidades do mercado dos EUA. A United Airlines foi o cliente estreante do modelo, que foi lançado em 1965 e entrou em serviço em 1968. O modelo foi posteriormente aperfeiçoado como 737-200 Advanced, que se tornou a versão de produção padrão da Boeing. 
O 200 Advanced também era disponível nas versões Conversível (passageiros/carga), “Quick Change” (passageiros diurno/carga noturno), 737-200 Executive Jet (semelhante em configuração ao atual BBJ) e 737-200HGW (High Gross Weight – peso bruto elevado).
Todos esses modelos estavam a caminho acelerado da extinção, uma vez que dispunham de motores de baixa eficiência no consumo de combustível, elevada emissão de ruídos (mesmo com a instalação de equipamentos redutores tipo “hush-kit”) e custos de manutenção cada vez maiores – embora uma grande quantidade de 737-200 estavam em operação em companhias secundárias e em países em desenvolvimento.
No Brasil a Vasp foi a estreante do modelo seguindo-se pela Varig e pela Cruzeiro. 
Estes 737s são dotados de motores turbofan de baixa derivação (low-bypass ratio turbofan) Pratt & Whitney JT8D.











FABRICAÇÃO 06/01/1975 - MSN = 21012
INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CRUZEIRO: 31/01/1975
OPERADOR ATUAL = VARIG - SUCATEADO EM GOIANIA-GO - 16/09/2001

FOTO ATUAL








FABRICAÇÃO 10/01/1975 - MSN = 21013
INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CRUZEIRO: 31/01/1975
OPERADOR ATUAL = VARIG - ACIDENTADO EM CARAJÁS-PA - 14/02/1997

FOTO ATUAL





INFORMAÇÕES ADICIONAIS









FABRICAÇÃO 03/02/1975 - MSN = 21014
INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CRUZEIRO: 13/02/1975
OPEROU NA AAR ENGINE SALES & LEASING MATRÍCULA: N302AR - 14/10/1999
OPERADOR ATUAL = MAGNICHARTES MATRÍCULA: XA-MAC - ACIDENTADO EM GUADALAJARA - 14/09/2007




 


FABRICAÇÃO 13/03/1975 - MSN = 21015
INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CRUZEIRO: 25/03/1975
OPERADOR ATUAL = VARIG - CNX - 19/01/2005






FABRICAÇÃO 25/03/1975 - MSN = 21016
INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CRUZEIRO: 09/04/1975
OPEROU NA MAGNICHARTES MATRÍCULA: XA-MAB - 15/12/1999
OPEROU NA AVOLAR AEROLINEAS MATRÍCULA: XA-UHY - 15/12/1999
OPERADOR ATUAL = GLOBAL AIR MATRÍCULA:  XA-UHY - DD - 2009

FOTO ATUAL








FABRICAÇÃO 16/04/1975 - MSN = 21017
INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CRUZEIRO: 01/05/1975
OPEROU NA TRANSAVIA HOLLAND MATRÍCULA: PH-TSB - 16/05/1984
OPEROU NA VARIG MATRÍCULA: PP-CJT - 12/1992
OPEROU NA TAF LINHAS AÉREAS MATRÍCULA: PT-MTH - 06/2003
OPEROU NA VARIG MATRÍCULA: PP-CJT
OPERADOR ATUAL = LAFSA/SOUTHERN WINDS MATRÍCULA: LV-AHV - DD - 24/12/2003

FOTO ATUAL






DADOS DO SITE AERO MUSEU - ATUALIZADO EM 02/09/2012.



Fonte: http://pt.wikipedia.org / http://www.aeromuseu.com.br
Photo by: Lisarb (Aeroblog) / Carlos A. Morillo Doria / Romulo Machado C. Lemes / Rodrigo Arrue Deiro / Normando Carvalho Jr. / Vito Cedrini / Print. You TubeBaires Aviation Photography / Eduardo Limon - AeroImagenes de Mexico.

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