O McDonnell Douglas MD-11 é um tri-jato comercial widebody de fabricação norte-americana de médio a longo alcance.
Sua base é o McDonnell Douglas DC-10, mas incorpora fuselagem mais alongada, asa maior e winglets, motores mais modernos e mais potentes.
O cockpit possui monitores de EFIS (CRT), comandos reduzidos para serem usados por 2 membros da tripulação (Comandante e 1º Oficial), ao contrário do seu antecessor, que exigia 3 membros da tripulação (Comandante, 1º Oficial eEngenheiro de vôo).
Começou a ser desenvolvido pela McDonnell Douglas em 1986. A primeira entrega foi feita em 1990 à Finnair. A McDonnell Douglas esperava vender cerca de 300 a 400 MD-11, vendendo cerca de 50 modelos ao ano, e assim resolver seus problemas financeiros, mas apenas um total de 200 aviões, a uma média de 20 modelos por ano, foram fabricados.
Na observação de um DC-10 e um MD-11, apenas os olhos mais familiarizados conseguem distinguir um do outro.
A diferença mais óbvia está na diferença de comprimento, onde o MD-11 é mais longo. Entretanto, vale ressaltar que somente o MD-11 possui winglets.
A função dos winglets é diminuir o arrasto induzido na asa, sendo instalados em suas extremidades e beneficiando o avião em um menor gasto de combustível.
No Brasil, a Varig, Vasp e Tam operaram o MD-11. A Vasp incluiu-o na frota em meados de 1992.
A Vasp chegou a operar um total de 09 MD-11 que eram do modelo convencional.
Também já possuia encomendas para mais 3 do mesmo modelo.
Ela também chegou a encomendar 2 modelos de longo alcance (MD-11ER) que também não chegou a operar.
Abaixo segue a relação dos modelos operados pela Vasp, e com que empresas voam nos dias de hoje:
PP-SFA
MSN - 48768 - OPERADOR ATUAL = UNITED PARCEL SERVICE COMPANY - N252UP
FOTO ATUAL
PP-SFD
MSN - 48769 - OPERADOR ATUAL = FEDERAL EXPRESS - N573FE
FOTO ATUAL
PP-SOW
MSN - 48413 - OPERADOR ATUAL = LUFTHANSA CARGO - D-ALCO
FOTO ATUAL
PP-SOZ
MSN - 48414 - OPERADOR ATUAL = LUFTHANSA CARGO - D-ALCP
FOTO ATUAL
PP-SPD
MSN - 48411 - OPERADOR ATUAL = WORLD AIRWAYS - N382WA
FOTO ATUAL
PP-SPE
MSN - 48412 - OPERADOR ATUAL = WORLD AIRWAYS - N383WA
FOTO ATUAL
PP-SPK
MSN - 48744 - OPERADOR ATUAL = UNITED PARCEL SERVICE COMPANY - N251UP
FOTO ATUAL
PP-SPL
MSN - 48745 - OPERADOR ATUAL = UNITED PARCEL SERVICE COMPANY - N250UP
FOTO ATUAL
PP-SPM
MSN - 48563 - OPERADOR ATUAL = KLM - PH-KCI
FOTO ATUAL
Fonte: Wikipedia / AeroMuseu (Dados Atualizados em 11/02/2012)
Photo by: Alastair T. Gardiner - WorldAirImages / Johan Knijn photography / JetPix / J.Laporte / Juan Rodriguez / Carlos A. Morillo Doria / Michael Carter / Oliver Brunke / AirNikon / Stefan Sonnenberg / Misael Ocasio / Edward Zhu / Christopher Budde / Nik Deblauwe / Adam Samu - AIRportal Hungary / Charles Cunliffe - ReaperPhotography / Xu Zheng / Pawel Cieplak
Nenhum comentário:
Postar um comentário