A Gol, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, foi uma das primeiras empresas no mundo a operar sob uma plataforma de baixo custo com um serviço de transporte de cargas. Há 11 anos, a unidade de transporte de cargas da Gol, a GOLLOG, vem inovando e trazendo cada vez mais rapidez, pontualidade e segurança aos serviços oferecidos a seus clientes.
Os últimos dois anos foram marcados por investimentos robustos.
Em 2010, a Gol construiu um novo terminal de cargas no Aeroporto de Congonhas, que duplicou a sua capacidade de armazenagem e manuseio de cargas.
Em 2011, a GOLLOG recebeu o maior investimento de sua história, cerca de R$ 11 milhões, e construiu um terminal de cargas em Guarulhos, que inicia suas operações em 1º de fevereiro.
“Além dos investimentos em infraestrutura, teremos novas aquisições em tecnologia, com mais ferramentas de monitoramento de encomendas, além do foco na automação da operação”, adianta Carlos Figueiredo, diretor de Cargas da empresa.
As novas instalações em Guarulhos ocupam um espaço três vezes maior que o anterior.
O novo terminal logístico conta agora com cerca de 5.000 m² de área operacional construída em um terreno de 10.000 m². A arquitetura do local foi desenhada sob medida e permite a movimentação de quase quatro vezes mais cargas que o antigo, o que significa uma capacidade de manuseio de aproximadamente 150 toneladas por dia.
O novo terminal faz parte da estratégia da Gol de aumentar a competitividade da GOLLOG, além de garantir mais comodidade, segurança e flexibilidade nos serviços oferecidos.
Ele conta com 13 posições de atendimento aos clientes e 16 balanças, sendo oito para pesagem de grandes volumes e oito exclusivas para encomendas expressas.
O local conta ainda com um amplo estacionamento e área de manobra para caminhões de diversos portes, o que agiliza ainda mais o recebimento de cargas. Para encomendas expressas e veículos leves, há uma entrada exclusiva.
“O objetivo é melhorar o desempenho nos processos de triagem, manuseio e atendimento”, continua Figueiredo.
Hoje, a GOLLOG tem mais de 100 franquias e está presente em 3.500 municípios brasileiros. Desde o início de suas operações, em 30 de janeiro de 2001, já transportou mais de 450 mil toneladas de carga.
Sua representatividade no faturamento da Gol tem crescido significativamente. A receita de cargas apresentou um crescimento de 18% no acumulado do ano de 2011, quando comparado ao mesmo período de 2010”.
Há cerca de três anos, a GOLLOG entrou também no mercado de encomendas expressas. Com um portfolio completo de serviços, o segmento já corresponde a cerca de 23% da receita gerada pela unidade de cargas. Os produtos – GOLLOG VOO CERTO, GOLLOG EXPRESS, GOLLOG DEZ HORAS e GOLLOG DOC – foram desenvolvidos para satisfazer a crescente demanda do mercado por entregas porta a porta, prazos definidos e serviços opcionais diferenciados.
Em 2012, a empresa está visando um novo segmento, o E-commerce. Segundo o diretor da Gol, é necessário realizar investimentos em infraestrutura e tecnologia para atender a uma nova demanda mercadológica, além de entender o perfil do novo consumidor.
“As mudanças no ambiente econômico e social trazem novos desafios para o transporte cargas. Precisamos entender essa nova realidade e criar alternativas inteligentes fazendo uso dos meios digitais”, aponta o executivo.
Fonte: Jornal de Turismo.
Photo by: Gol.
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