quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Boeing começa fase final de testes no túnel de vento do 737 MAX



A Boeing anunciou ontem (14/02/12) que a fase final de testes de túnel de vento, um marco importante no desenvolvimento do avião, começará no programa 737 MAX na semana que vem.
“Os testes de túnel de vento estão no caminho crítico do projeto do programa”, disse Michael Teal, engenheiro chefe do projeto e vice-gerente do programa 737 MAX. “Com base no trabalho anterior no túnel de vento, estamos confiantes de que esta fase final de testes irá fundamentar as nossas previsões sobre o desempenho aerodinâmico do avião.”
Os ensaios começarão nas instalações de testes da QinetiQ em Farnborough, Reino Unido, onde os engenheiros vão comprovar a previsão de desempenho em baixa velocidade do 737 MAX na decolagem e na aterrissagem. 
A empresa FTSE250, da QinetiQ, usa seu domínio de conhecimento para prestar assessoria técnica aos clientes nos mercados globais de defesa, aeroespacial e segurança.
O teste também será concluído no túnel de vento da Boeing Transonic em Seattle para fundamentar a previsão do desempenho de alta velocidade do avião.
Os modelos utilizados para os testes de túnel de vento da próxima geração de 737, com as modificações feitas na fuselagem traseira, suportes e naceles, além do novo motor, serão usados para os testes. 
A conclusão do teste prevista para meados de 2012, é um passo importante para a configuração certa do 737 MAX.
“Esta fase final de testes de túnel de vento confirma que estamos no caminho certo para completar nossas metas de projeto e entregar o 737 MAX para os clientes no começo de 2017″, disse Teal.
O 737 MAX é uma variante com novo motor do avião comercial mais vendido do mundo e baseia-se nos pontos fortes do atual 737 Next-Generation. O 737 MAX incorpora as últimas tecnologias do motor CFM International LEAP-1B para entregar a mais alta eficiência, confiabilidade e apelo aos passageiros.
As companhias aéreas que operarão o 737 MAX verão um economia de 10 a 12% no consumo de combustível em relação a maioria dos atuais aviões de corredor único com eficiência no consumo de combustível e um custo operacional de 7% menor por assento sobre os futuros aviões rivais.
Até à data, o 737 MAX já recebeu mais de 1.000 pedidos e compromissos de 15 clientes.


Fonte: Cavok Brasil.
Photo by: flightstory.net

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