Wichita,
Kansas, 17 de janeiro de 2012 – Cessna Aircraft Company, anunciou o primeiro voo do protótipo
do novíssimo Citation Ten. O vôo durou mais de duas horas e incluiu
testes de estabilidade e controle, manipulação das qualidades
operacionais, as operações funcionais, incluindo o piloto automático e
sistema de autothrottle (autocontrole dos manetes), operacionalidade dos
motores e aviônicos, antes de pousar em Wichita, Kansas Mid-Continent
Airport (ICT), onde a Cessna tem sua principal unidade de produção.
"Custou uma quantidade significativa de trabalho realizado por um
grande número de pessoas para chegarmos hoje a esse marco e estou feliz
de informar que a aeronave apresentou um desempenho excepcional com
boas características de manipulação os testes foram excelentes, como
previsto", disse Michael Voigt, engenheiro e piloto de testes da cessna o
piloto do protótipo Citation Ten. "Todos os sistemas funcionaram como o
esperado, incluindo o sistema de aviônicos Garmin G5000. Estamos
ansiosos para um programa bem-sucedido vôos de testes para a
certificação do FAA."
A certificação do FAA – Federal Aviation Administration de tipo
está na rota certa e esperado para meados de 2013, com as primeiras
entregas dessas aeronaves planejadas para o segundo semestre de 2013.
O Ten é uma aeronave de médio porte com design refinado e alto
desempenho, permitindo-lhe chegar à altitude de cruzeiro em menos tempo e
daí voar mais rápido e mais longe do que o seu antecessor o Citation X
(modelo 750) líder nessa categoria. O Citation Ten foi anunciado
pela primeira vez na convenção NBAA 2010, o Ten foi projetado para ter
maior eficiência de combustível e mais conforto para até nove
passageiros e dois pilotos.
Os dois motores Rolls-Royce AE 3007C2 terão empuxo de 36.600
libras (16.601 kg) MTOW, potencia suficiente para fazer o Citation
decolar em 5.150 pés (1.569 metros) e darão a aeronave uma velocidade
máxima de cruzeiro de 527 nós (977 km/h) e trabalhar num teto
certificado de 51.000 pés (15.545 metros). Os
Citation tem terão um alcance máximo de 3.242 milhas náuticas (6,008
km), podendo fazer direto de Nova York a Londres; Boston a San
Francisco; Londres a Dubai, com muito conforto.
Também foi apresentando a solução ClairityTM, uma criação da
Cessna tecnologia responsável pelo desenvolvimento da cabine, o Ten
oferece controles individuais comandos direto ao toque na tela
“touch-screen” final para todos os passageiro, maximizando a experiência
de entretenimento digital com web para filmes para mover mapas. Um painel convenientemente adequada em cada assento fornece também conexões para dispositivos eletrônicos pessoais.
O Garmin G5000 instalado ao convés de vôo integrado é uma das
mais intuitivas interfaces entre os pilotos e a aeronave uma suíte de
eletrônicos como jamais foi visto em outra aeronave executiva. Com
resolução em alta definição em múltiplos monitores que têm capacidade
“split-screen”, permiti o monitoramento contínuo do motor, dos controles
de vôo, sistemas hidráulicos e elétricos. SVT
Garmin tecnologia de visão sintética exibe informações primárias de vôo
dá à equipe uma visão virtual da realidade da pistas, do terreno dos
tráfegos e dos obstáculos no solo. Cartas
eletrônicas virtuais com “overlay”, indicador de posição da aeronave,
fornecer uma consciência situacional dinâmica durante os procedimentos
de descida, subida e aproximações de pouso.
Conheça o Ten no vídeo abaixo:
Fonte: Aviação Geral / You Tube (CessnaAircraftCo).
Photo by: As informações e imagens são da Cessna Aircraft, tradução e edição do Aviação Geral.
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