domingo, 22 de janeiro de 2012

Citation Ten realiza seu 1° voo de testes


        Wichita, Kansas, 17 de janeiro de 2012 – Cessna Aircraft Company, anunciou o primeiro voo do protótipo do novíssimo Citation Ten. O vôo durou mais de duas horas e incluiu testes de estabilidade e controle, manipulação das qualidades operacionais, as operações funcionais, incluindo o piloto automático e sistema de autothrottle (autocontrole dos manetes), operacionalidade dos motores e aviônicos, antes de pousar em Wichita, Kansas Mid-Continent Airport (ICT), onde a Cessna tem sua principal unidade de produção.

"Custou uma quantidade significativa de trabalho realizado por um grande número de pessoas para chegarmos hoje a esse marco e estou feliz de informar que a aeronave apresentou um desempenho excepcional com boas características de manipulação os testes foram excelentes, como previsto", disse Michael Voigt, engenheiro e piloto de testes da cessna o piloto do protótipo Citation Ten. "Todos os sistemas funcionaram como o esperado, incluindo o sistema de aviônicos Garmin G5000. Estamos ansiosos para um programa bem-sucedido vôos de testes para a certificação do FAA."

A certificação do FAA – Federal Aviation Administration de tipo está na rota certa e esperado para meados de 2013, com as primeiras entregas dessas aeronaves planejadas para o segundo semestre de 2013.


O Ten é uma aeronave de médio porte com design refinado e alto desempenho, permitindo-lhe chegar à altitude de cruzeiro em menos tempo e daí voar mais rápido e mais longe do que o seu antecessor o Citation X (modelo 750) líder nessa categoria. O Citation Ten foi anunciado pela primeira vez na convenção NBAA 2010, o Ten foi projetado para ter maior eficiência de combustível e mais conforto para até nove passageiros e dois pilotos.

Os dois motores Rolls-Royce AE 3007C2 terão empuxo de 36.600 libras (16.601 kg) MTOW, potencia suficiente para fazer o Citation decolar em 5.150 pés (1.569 metros) e darão a aeronave uma velocidade máxima de cruzeiro de 527 nós (977 km/h) e trabalhar num teto certificado de 51.000 pés (15.545 metros). Os Citation tem terão um alcance máximo de 3.242 milhas náuticas (6,008 km), podendo fazer direto de Nova York a  Londres; Boston a San Francisco; Londres a Dubai, com muito conforto.

Também foi apresentando a solução ClairityTM, uma criação da Cessna tecnologia responsável pelo desenvolvimento da cabine, o Ten oferece controles individuais comandos direto ao toque na tela “touch-screen” final para todos os passageiro, maximizando a experiência de entretenimento digital com web para filmes para mover mapas. Um painel convenientemente adequada em cada assento fornece também conexões para dispositivos eletrônicos pessoais.

O Garmin G5000 instalado ao convés de vôo integrado é uma das mais intuitivas interfaces entre os pilotos e a aeronave uma suíte de eletrônicos como jamais foi visto em outra aeronave executiva. Com resolução em alta definição em múltiplos monitores que têm capacidade “split-screen”, permiti o monitoramento contínuo do motor, dos controles de vôo, sistemas hidráulicos e elétricos. SVT Garmin tecnologia de visão sintética exibe informações primárias de vôo dá à equipe uma visão virtual da realidade da pistas, do terreno dos tráfegos e dos obstáculos no solo. Cartas eletrônicas virtuais com “overlay”, indicador de posição da aeronave, fornecer uma consciência situacional dinâmica durante os procedimentos de descida, subida e aproximações de pouso.

Conheça o Ten no vídeo abaixo:

Fonte: Aviação Geral / You Tube (CessnaAircraftCo).
Photo by: As informações e imagens são da Cessna Aircraft, tradução e edição do Aviação Geral.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página