A fim de atender os requisitos de certificação antes de sua primeira
entrega, a Boeing terá que bloquear os tanques de cauda do estabilizador
horizontal com seus 12.500 litros (3.300 galões) do seu 747-8
Intercontinental, após encontrar uma condição de vibração extrema (flutter) em um cenário de falha estrutural, informou a Boeing.
A Boeing acabou certificando seu 747-8
Intercontinental com os tanques de combustível da cauda bloqueados
porque durante uma revisão nos dados dos ensaios de voo foi descoberto,
sob um certo cenário de falha estrutural obrigatório para a
certificação, que o avião poderia experimentar eventos de vibração
extrema se os tanques de combustível do estabilizador horizontal
estivessem preenchidos com mais de 15% da sua capacidade.
Para cumprir os regulamentos da FAA (Administração
Federal Aeronáutica americana, sigla em inglês), a Boeing irá desativar o
sistema de combustível da cauda para satisfazer as exigências de que
nenhuma vibração estrutural deve ocorrer na fuselagem durante qualquer
evento único de falha estrutural.
Segundo a Boeing ainda, essas condições não ocorrerão
se os tanques estiverem vazios, além disso essas vibrações só
ocorreriam se a falha estrutural fosse na seção onde a asa é fixada à
aeronave.
A FAA exige que todas as partes estruturais
consideradas fundamentais devem tolerar qualquer evento único de falha
estrutural, a Boeing afirma que esta trabalhando intensamente para
encontrar uma solução para o problema a longo prazo.
O sistema de combustível horizontal da cauda é exclusivo do modelo de passageiros, uma vez que o desempenho dos 747-8F (cargueiro) prioriza a capacidade de carga em detrimento da autonomia.
De acordo com os documentos de planejamento de
aeroportos, o 747-8 possui capacidade para 238.584 litros (63.034 gal)
de combustível utilizável, conforme fora estabelecido durante os ensaios
de voo, incluindo o combustível armazenado no estabilizador horizontal.
A ausência dos tanques de combustível da cauda irá
reduzir o alcance em cerca de 550 a 930km (300-500nm), dependendo da
configuração da aeronave.
Depois de ler esta notícia eu pensei: poxa vida! Cabem 12 mil litros dentro do estabilizador, dava para fazer um piscina…
Correm boatos de que a Luiza foi para o Canadá ali dentro!
Fonte: Aviões & Músicas (Sander Ruscigno)
Photo by: Jon Ostrower.
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