A Alenia Aermacchi entregou hoje uma fuselagem ao consórcio ATR, para
ser montado em Toulouse, para construir o avião de número 1000. A
cerimônia contou com a participação da alta gerência da empresa e os
funcionários que estão envolvidos no programa de ATR por muitos anos.
Nos próximos dias a fuselagem ATR 1000 vai deixar a linha de produção
da Alenia Aermacchi Pomigliano d’Arco, onde foi feita e foi equipado
com o trem de pouso antes de ser enviado para Toulouse, sede do
Consórcio ATR ítalo-francês. Na França, ela será montada em conjunto com
estabilizadores, asas, motores e outros componentes antes de ser
entregue ao cliente final.
Giuseppe Giordo, Diretor Executivo e Responsável pelo setor da
Finmeccanica Aeronáutica na Alenia Aermacchi declarou: “Os resultados só
alcançados são prova tangível de quanto a Alenia Aermacchi acredita no
mercado de aeronaves regionais, em que estamos presentes, não só com a
ATR – uma joint venture entre Alenia Aermacchi (50%) e a EADS (50%) –
mas também através da colaboração com a Sukhoi para o Superjet 100; as
parcerias com outros players importantes do setor na área de
aeroestruturas, a participação no programa “Clean Sky”, um projeto
promovido pela Comissão Europeia, cujo objetivo é estudar a configuração
de aeronaves comerciais do futuro, focando eco-compatibilidade, na
melhoria da eficiência de combustível e na redução do impacto acústico.
Esta importante conquista – Giordo sublinhou – prova mais uma vez a
excelência, em termos de recursos humanos e tecnológicos, do setor civil
da Alenia Aermacchi, que está concentrada em nossos locais de produção
no Sul da Itália”.
Com 1.000 fuselagens e estabilizadores construídos, mais de 1.190
pedidos, e 970 aeronaves entregues, a ATR está no ‘Top Ten’ do ranking
mundial de aviões de maior sucesso comercial na história da aviação
civil.
Operados por 186 companhias aéreas em 90 países, a cada 20
segundos um ATR decola no mundo: mais de 800 milhões de passageiros
voaram com esta aeronave desde o início do programa.
Em 2011, ganhou 157
pedidos e, com uma carteira de pedidos de 224 aeronaves continua a
liderar o segmento aéreo para o transporte regional turboélice de até 90
assentos, com 80% de participação de mercado.
O padrão de produção atual é representado pela série -600 com novos
aviônicos digitais, lançado em 2007 e primeiro vôo em 2009, certificada
em 30 de maio de 2011 e entregue a partir de julho de 2011.
É
caracterizado pela sua maior resistência, melhor desempenho, baixa
manutenção e consumo de combustível, a suíte de aviônicos de última
geração, cabine interior mais confortável ??e redução das emissões de
CO2 por passageiro.
O novo conjunto interno é feita com a
múltipla-premiada cabine “Armonia”, projetada por Giugiaro.
A Alenia Aermacchi faz toda a fuselagem para todos os ATRs,
completamente equipadas, e os estabilizadores vertical e horizontal,
estas últimas partes feitas em material compósito.
A fuselagem é construída e montada na fábrica de Pomigliano D’Arco’s,
perto de Nápoles, enquanto os estabilizadores são construídos e
montados na fábrica de Foggia.
Além disso, a Alenia Aermacchi é
responsável pela modificação de apoio, logística e manufatura de peças
de reposição para os componentes produzidos nas instalações italianas.
Fonte: Cavok Brasil
Photo by: Alenia Aermacch.
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