Ao longo do segundo trimestre de 2010, a Embraer entregou 69 jatos para os segmentos de aviação comercial e executiva. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 19 para 40 jatos executivos e uma redução de 35 para 29 aviões comerciais entregues. Em 30 de junho de 2010, a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava US$ 15,2 bilhões, representando uma redução de 5,0% em relação aos US$ 16,0 bilhões do trimestre anterior.
Nos meses de abril, maio e junho, a empresa deu as boas-vindas a dois novos integrantes da família de e-jets: a Petro Air, da Líbia, e a Air Moldova, da República da Moldova. Outros destaques no segmento de aviação comercial foram a conversão de quatro pedidos firmes de E 175 em E 195 pela LOT, da Polônia, empresa que já opera os modelos E 170 e E 175, e a entrega do 20º e-jet para a regional, da França, a maior operadora desta família de aeronaves na Europa. A Lufthansa, da Alemanha, também converteu três pedidos firmes de E 190 em E 195, mantendo a encomenda de 30 jatos, dos quais 21 já foram entregues até o final do primeiro semestre.
Na aviação executiva, a produção dos jatos Phenom avançou conforme o planejado, assim como o desenvolvimento dos novos programas. O primeiro cliente do Phenom 300 no Brasil recebeu seu avião, o Legacy 500 registrou o corte da primeira peça e a certificação do Legacy 650 se aproxima. Diversos anúncios foram feitos durante a última Convenção e Mostra de Aviação Executiva Européia (European Business Aviation Convention and Exhibition), em maio, entre eles a venda de um Legacy 650 para um cliente da Jordânia.
Outro fato marcante no período foi a entrega do 1.100º Ipanema, o único avião no mundo certificado para voar com o combustível etanol. O Ipanema foi exibido nas grandes feiras agrícolas do País em 2010 e oferece aos produtores rurais economia, maior rendimento das lavouras e menor impacto ambiental.
Fonte: Jornal de turismoPhoto by: divulgação
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