sábado, 26 de junho de 2010

São José do Rio Preto terá mais duas empresas aéreas


Duas empresas de transporte aéreo se preparam para iniciar operações em Rio Preto ainda neste ano: a estreante Laguna Linhas Aéreas, de Lorena (SP), que incluiu a cidade em sua rota atraída pela população e economia do município, e a Pantanal, adquirida pela TAM Linhas Aéreas no final do ano passado.

Com as duas novas empresas, que passarão a dividir o espaço do aeroporto Manoel Eribelto Reino com a TAM e a Passaredo, aumentarão as ligações aéreas da cidade com outras localidades do País, incluindo capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife. A Pantanal prevê pousar em Rio Preto a partir de agosto e a Laguna a partir de dezembro.

“Escolhemos Rio Preto com base em análises do comércio, população, indústria e turismo”, afirmou o presidente da Laguna, Daniel de Souza. A empresa, especializada em táxi aéreo, está se preparando para entrar no mercado de aviação regular.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa já solicitou a autorização de funcionamento jurídico. Faltam o certificado de homologação de empresa de transporte aéreo e a autorização para voo. Os investimentos para implantação da empresa estão estimados em R$ 70 milhões. A Laguna terá rotas para 96 municípios em 14 Estados.

A partir de Rio Preto, sem trocar de aeronave, o passageiro poderá viajar para 42 cidades, entre elas Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Florianópolis, Ribeirão Preto, Guarujá, Goiânia, entre outros. A empresa vai utilizar dois tipos de aeronaves, o Fokker 100, com capacidade para até 118 passageiros, e o Fokker 50, com capacidade para 50 pessoas.

Segundo Souza, a Laguna está em fase de negociação de compra de 48 aeronaves, dos quais 40 são Fokker 100. Os passageiros que embarcarem em Rio Preto irão pelo Fokker 100. A empresa pretende ainda montar um guichê no aeroporto e um hangar para manter o avião. Por enquanto, o empresário prefere não informar as tarifas, quantidades de pouso e decolagens e horários de voos.

 
Pantanal

Outra companhia aérea que passa a operar em Rio Preto é a Pantanal. A empresa ainda depende de algumas aprovações dos órgãos reguladores do serviço. De acordo com a assessoria da Pantanal, os voos poderão sair de Rio Preto com destino a Brasília (DF) e São Paulo e vice-versa. Os horários e frequências ainda estão em aprovação. 



Também estão previstos voos com destinos a Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Uberlândia e Belo Horizonte. A Pantanal foi fundada em 1993 e utiliza frota com seis aeronaves ATR42, aviões turbo-hélices. Autalmente, opera a partir do aeroporto de Congonhas, em São Paulo e voa regularmente para Araçatuba, Bauru, Juiz de Fora, Marília, Presidente Prudente, todas cidades paulistas, e também para o Maringá (PR). 

Fonte: Jornal Diário da Região
Photo by: Divulgação / Francisco = airlines.net

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página