domingo, 30 de maio de 2010

TAM com segundo retrojet


Apenas uma semana após revelar seu primeiro Airbus com pintura retrojet (PR-MBW, com as cores da década de 1970), a TAM lança a operação de seu segundo retrojet, o A319 matriculado PT-TMD. Curiosamente, o avião que recebe as cores que a TAM utilizou em seus Fokker 27 e Fokker 100 a partir de meados da década de 80 é uma do mais novos da frota da TAM.

A pintura escolhida para estampar o PT-TMD remete imediatamente à época de grande expansão da TAM: o início dos anos 90, quando seus Fokker 100 tomaram conta dos aeroportos centrais do Brasil e a partir deste momento a empresa dava seu grande salto, de uma companhia regional para nacional.
 
A pintura de aviões da TAM em cores utilizadas em seu passado é parte do Projeto Vintage, lançado pela Diretoria de Marketing da companhia com o intuito de resgatar o passado da empresa. Os aviões estão com um padrão de serviço e interiores diferenciados e os comissários usam uniforme alusivo à época em que os aviões operaram. Até mesmo os vídeos de instrução de segurança fazem referência aos anos representados nas cores dos dois A319.

 
O único ponto a se lamentar é o fato de ambos os retrojets da TAM estarem sendo utilizados única e exclusivamente na Ponte Aérea Rio-SP; as maiores cidades do país são de fato as mais importantes economica e politicamente, no entanto não foram as únicas responsáveis pelo grande crescimento da TAM. Infelizmente muitos entusiastas de aviação serão privados de ver estas belas aeronaves nos aeroportos de suas cidades.

Fonte: Manaus Spotting Team.
Photo by: Bravo Alpha/Vito Cedrini.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página