quinta-feira, 27 de maio de 2010

Primeiro voo utilizando biocombustível na China será realizado este ano

Um acordo de colaboração entre a companhia aérea Air China, a Boeing e a empresa do setor petroquímico PetroChina definiu para este ano a realização do primeiro voo de demonstração na China utilizando biocombustível, informou a agência Reuters.
 

As parceiras no projeto ainda não divulgaram uma data para o evento ou mesmo qual aeronave será utilizada, confirmando apenas que o biocombustível que alimentará os motores será baseado no óleo de jatropha.
 

O jatropha é um gênero botânico do qual fazem parte plantas que têm como diferencial a capacidade de se desenvolverem a partir de solos pouco férteis e com clima desfavorável à maioria das culturas alimentícias, além do potencial para o desenvolvimento de óleos capazes de subsituir os combustíveis derivados do petróleo.
 
 

Um exemplo de planta do gênero é o Pinhão Manso, cujo óleo será utilizado (em uma mistura com 50% de querosene de aviação) para impulsionar o primeiro voo de demonstração utilizando biocombustível na América Latina, a ser realizado pela brasileira TAM no segundo semestre deste ano.
 
 

Fonte: Tripulação
Photo by: Frederico Cavalcante/Portal CR

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página