quarta-feira, 5 de maio de 2010

O contrato assinado no final de fevereiro entre o governo de Barbados, uma das ilhas caribenhas, e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes está trazendo expectativas positivas para o escritório de turismo local. No acordo está um voo semanal e direto ligando São Paulo a Bridgtown, capital de Barbados, a partir de junho.

Para promover a nova rota, o escritório de turismo local trouxe em março um pool operadores brasileiros credenciados para vender o destino; nesta semana cinco veículos de comunicação estão na ilha para conhecer o local, entre eles o MERCADO & EVENTOS, único jornal do trade presente. Em junho, será a vez de reunir em São Paulo e no Rio agentes de viagens para conhecerem um pouco mais da ilha, além de participação no Congresso da Abav e, muito provavelmente, no Festival do Turismo de Gramado.

"Um voo semanal sendo operado em um avião que comporta pouco mais de 150 passageiros. Acreditamos no potencial da ilha e temos como meta trazer mais de 500 brasileiros no mês", acredita Neville Boxill, do Barbados Tourism Authority.

Atualmente nove operadoras compõem o pool de Barbados. São elas: Nascimento Turismo, Flot, CVC, Sunshit, Visual Viagens, Turnet, ADV, Soft Travel e MMT GapNet. Juntas, elas detêm 60% dos assentos, que podem ser vendidos por outras operadoras e agências. O restante será voltado para o público final. Gisele Abrahão, uma das responsáveis pelo escritório no Brasil, confirma que o preço da passagem deve ficar entre US$800 e US$1.000.

Entre os atrativos de Barbados, destacam-se os esportes náuticos, golfe e um acervo histórico riquíssimo. Além do que, há barcos e cruzeiros que fazem viagens para outras ilhas caribenhas: "O brasileiro pode vir, ficar um tempo aqui e rodar outras ilhas do Caribe de navio ou avião, temos voos diretos e diários para diversos destinos na região", complementa Boxill.

Barbados é pequena ilha caribenha localizada bem próxima da Venezuela. Antiga colonização inglesa, o país tem aproximadamente 268 mil habitantes espalhados por 431 quilômetros quadrados. Para se chegar a este paraíso caribenho é preciso fazer conexão nos Estados Unidos. No entanto, a partir de junho a Gol irá operar voo semanais e diretos, a partir de São Paulo, para a ilha.

Devido à sua colonização, Barbados é uma das poucas ilhas onde o inglês é o idioma oficial. A topografia da ilha é curiosa. Originada da colisão entre as placas tectônicas do Atlântico e Caribe, a ilha tem o formato de pêra e é formada por corais. As costas oeste e sul do Caribe são calmas apresentando pequenas ondulações, enquanto que no leste do Atlântico predomina uma beleza rústica, com falésias de pedra calcária e terreno com ondulações.

Aos brasileiros que pretendem visitar a ilha a partir deste novo voo da Gol, a dica é chegar já com dólar. A moeda local é o dólar barbados (BDF$), que tem câmbio na mesma proporção que o real para a moeda norte-americana. No entanto, o dólar tradicional é aceito nas principais lojas. O turismo, como não poderia deixar de ser, é a principal receita do país e por isso as compras com isenção de impostos podem ser feitas em várias boutiques.

Algumas dicas e curiosidades sobre Barbados

- Barbados ganhou esse nome no século XVI, quando o navegador português Pedro de Campas batizou o local devido às grandes barbas das figueiras.

- Brasileiros não precisam de vistos para entrar na ilha.

- Para dirigir na ilha é preciso ter uma permissão especial que custa BDF$ 10,00 e pode ser conseguida em qualquer posto policial, locadoras de veículos ou aeroporto.

- Todos os voos chegam em Bridgetown, a capital de Barbados.

- Barbados é uma das únicas ilhas caribenhas com macacos. Isso porque os animais foram trazidos da África há mais de 300 anos.

- A água de Barbados é considerada pelos moradores uma das mais puras do planeta e eles aconselham a beber diretamente da torneira.
Fonte: Mercados e eventos
Photo by: Divulgação

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página