O Multiplus Fidelidade (Bovespa: MPLU3), programa da TAM Linhas Aéreas de fidelização, atingiu no primeiro trimestre deste ano faturamento bruto de R$ 231,1 milhões, dos quais R$ 230,3 milhões (99,6%) foram obtidos com a venda de pontos para parceiros comerciais e o restante com receitas de serviços. O resultado operacional da empresa, pelo conceito de Ebitda Ajustado (sigla do inglês Earnings Before Taxes, Interest, Depreciation and Amortization - lucros antes de impostos, juros, depreciação e amortização), foi de R$ 76,9 milhões, equivalente a 33,4% das vendas de pontos. O lucro líquido foi de de R$ 7,5 milhões, com margem líquida de 18,3%. As informações financeiras do Multiplus estão apresentadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, com base na legislação societária em vigor (Lei 11.638/07) e nas normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), convergentes com o Ifrs (Padrões Internacionais de Contabilidade.
O faturamento decorrente da venda de pontos Multiplus aos parceiros comerciais (TAM Linhas Aéreas, TAM Viagens, Walmart, Ipiranga, Livraria Cultura e Accor, entre outros) é contabilizado no balanço patrimonial na conta de receita diferida no momento da emissão dos pontos e reconhecido na demonstração de resultados como receita bruta à medida que são resgatados por passagens aéreas da TAM, roteiros turísticos da TAM Viagens, pontos dos programas de fidelização dos parceiros de coalizão: Bomclube (Walmart), Km de Vantagens (Postos Ipiranga), Mais Cultura (Livraria Cultura, A|Club (Accor) e mais de 300 opções de prêmios disponíveis no catálogo da empresa.
O Ebitda Ajustado de R$ 76,9 milhões foi calculado com base em ajustes de determinados itens que impactam o resultado das operações do Multiplus. Por esse conceito, o resultado da operação inclui o faturamento da venda de pontos no período (contabilizado como receita diferida), líquido do PIS e Cofins, e exclui os custos estimados com resgates futuros relacionados com o faturamento do período e também a receita reconhecida na demonstração de resultados.
"A base de participantes do Multiplus Fidelidade apresentou um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2009 e atingiu 6,9 milhões de pessoas no primeiro trimestre deste ano", informa Líbano Barroso, presidente da empresa e diretor de Relações com Investidores. "É importante destacar que, somadas, as bases de clientes das parceiras de coalizão representam um contingente de mais de 77 milhões de consumidores, entre os quais se incluem os clientes da Oi, que poderão ganhar e resgatar pontos Multiplus a partir do segundo semestre", observa Barroso. Nesse cálculo não estão consideradas as superposições entre as bases.
10,5 bilhões de pontos vendidos
No primeiro trimestre, o Multiplus emitiu um total de 10,5 bilhões de pontos, dos quais 3,4 bilhões foram vendidos à TAM Linhas Aéreas para entregar aos seus passageiros que acumulam pontos nos voos da própria TAM e de companhias aéreas parceiras quando utilizam o programa TAM Fidelidade. Os outros 7,1 milhões de pontos foram vendidos para instituições financeiras e parceiros de coalizão, quando seus consumidores decidem transferir pontos dos programas individuais para o Multiplus; para os parceiros de acúmulo entregarem pontos Multiplus aos seus consumidores; e também para o cartão co-branded da TAM Linhas Aéreas entregá-los aos seus consumidores no momento em que acumulam os pontos.
A quantidade de pontos resgatados atingiu 6,6 bilhões no mesmo período, sendo 5,3 bilhões relativos aos pontos acumulados pelos participantes no Programa TAM Fidelidade até 31 de dezembro de 2009. Os demais 1,3 bilhão são pontos Multiplus emitidos a partir do dia 1º de janeiro de 2010, dos quais 98% foram trocados por passagens aéreas e o restante por pontos dos programas de fidelização dos parceiros de coalizão e do catálogo Multiplus.
Fonte: jornal do turismo
Photo by: airlines.net
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