sexta-feira, 19 de março de 2010

Por falta de especificações técnicas, aeroporto de Maringá(PR) perde voos temporários

17/03/2010
A Gol antecipará a retirada de dois voos, que estavam programados para operar até junho. A medida foi tomada porque o aeroporto Silvio Name Júnior não estava cumprindo todas as exigências da Anac para combate a incêndio.

A partir da próxima segunda-feira (22), a Gol Linhas Aéreas deixará de operar dois voos no Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá. As linhas ligando Maringá e São Paulo (pelo aeroporto de Congonhas) são temporárias e deveriam operar até 19 de junho. No entanto, a interrupção foi antecipada, já que o aeroporto não está atendendo todas as exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para combate a incêndio.

Segundo o superintendente do aeroporto maringaense, Marcos Valêncio, o município não poderá receber novos voos enquanto o local não contar com dois caminhões de bombeiros, modelo AP2 (Ataque Principal), exclusivamente preparado para combater incêndio de aeroportos.

Atualmente Maringá é atendido por um veículo desse modelo, que conta com gerador de espuma, pó químico, capacidade para 5.600 litros de água, entre outras particularidades. “Nós também temos um caminhão urbano adaptado que serve de apoio e que tem capacidade para mais de sete mil litros de água. No entanto, a Anac está questionando o formato do veículo, e sem este equipamento, não há abertura de novos voos”, informou.

Diante do problema, Valêncio afirmou que o aeroporto já está trabalhando para adquirir o caminhão exigido. “Esse veículo custa cerca de R$ 1,5 milhão, é importado e não tem pronta entrega. Então a princípio estamos tentando emprestar de algum outro aeroporto”.

A reportagem do JM entrou em contato com a assessoria de comunicação da Gol. A informação é de que a retirada dos vôos ocorreu por objetivos estratégicos da companhia, que continuará operando em Maringá. Em nota encaminhada à imprensa, a empresa também informou que os voos 1330 e 1331 irão operar com autorização especial até o próximo dia 22 de março.

voos regulares

Apesar da retirada dos voos temporários da Gol (que começaram a operar no dia 1º de março), Valêncio ressaltou que Maringá não está perdendo linhas aéreas. Ele explicou que os voos 1330 e 1331 ligavam Salvador até São Paulo, e que foram transferidos para Maringá em decorrência de uma reforma no aeroporto da capital baiana.

“Não estamos perdendo voos porque eles simplesmente não são nossos. Na verdade ficava caro para a Gol manter essa aeronave parada, então encaminharam para cá temporariamente, dando mais uma opção para os usuários da nossa região. Agora, que fique claro que não perdemos nenhum dos nossos voos regulares”.

Valêncio considera o rigor da Anac um fator positivo, pois reflete o crescimento do aeroporto de Maringá e a aviação civil no Noroeste.Em 2009, foram registrados 319.576 embarques e desembarques, aumento de 47% no fluxo de passageiros em relação ao ano anterior. Esse foi o terceiro maior índice do país, atrás apenas dos aeroportos de Viracopos , em Campinas/SP (com 210%) e Itajaí/Navegantes-SC (com 50%).

Fonte: Gazeta do Povo
Photo by: Redação Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página