quarta-feira, 24 de março de 2010

Aécio cancela medida da Anac

 
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), declarou em entrevista concedida ontem, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte (MG), que cancelou a medida da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que liberava o aeroporto da Pampulha para voos fora do limite previsto anteriormente, em reunião realizada na segunda-feira (22). 

A portaria anterior da Anac limitava os voos do aeroporto até 50 passageiros, em razão de questões de operacionalidade técnica da pista, questões ambientais, de segurança e a própria incapacidade do terminal de receber um número maior de passageiros. 

Segundo o governador, a decisão da Anac não poderá ser implementada por restrições que a própria agência considerou na sua portaria anterior. 

Aécio explicou que, há alguns anos, o governo transferiu os voos de jatos diretos de Minas com destino a outros estados para o aeroporto Tancredo Neves, em Confins. 

Com isso, o aeroporto da Pampulha adquiriu um perfil regional e de aviação particular. 

"Conversei há algumas semanas com o ministro Nelson Jobim em Itajubá e alertei a ele sobre essas questões. Ele me garantiu que o que haveria seria apenas uma extensão para voos de aviões até 90 passageiros. Mas me parece absolutamente inadequada a retomada de voos de jatos para o aeroporto da Pampulha", explicou. 

Para o governador, a retomada de voos de jatos para a Pampulha é equivocada devido à falta de segurança e questões ambientais. De acordo com Aécio, "há um TAC, um Termo de Ajustamento de Conduta em vigor entre a Infraero e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais. E esse TAC proíbe qualquer alteração no limite de aeronaves no aeroporto da Pampulha. Portanto, na verdade, a liberação por parte da Anac se torna inócua, porque nós respeitaremos esse TAC". 

Finalizou a entrevista dizendo que a posição do governo é buscar um entendimento e a compreensão da Infraero e da Anac, para que não haja um retrocesso no planejamento que foi feito em parceria com a prefeitura municipal. 

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), prestou solidariedade e apoio às posições colocadas pelo governador.

Fonte: Folha Online.
Photo by: fotolog.com

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página