A presença da Airbus no mercado de carga foi recentemente acentuada com o novo A330-200F. Fazendo agora sua primeira aparição na América Latina, no FIDAE Air Show do Chile, este dedicado cargueiro de médio porte é capaz de carregar até 65 toneladas métricas por mais de 4.000mn/7.400 km ou até 70 toneladas métricas por cerca de 3.200mn/5.930 km. Na ida ao Chile, a aeronave levou a bordo 20 toneladas métricas de suprimentos médicos, roupas, roupas de cama e outros artigos essenciais para as vítimas de terremoto na região. Coletada pela Aviation Sans Frontières em Toulouse, França, a ajuda será doada ao Escritório de Emergências Nacionais (ONEMI), parte Ministério de Assuntos Internos do Governo do Chile.
“Para a Airbus, este FIDAE representa uma distinta oportunidade de nos unirmos aos nossos amigos chilenos em um show de solidariedade,” disse Rafael Alonso, Vice-Presidente Sênior da Airbus na América Latina, América, Espanha e Caribe. “A Airbus tem muito orgulho em trazer o A330-200F à América Latina e ao Chile pela primeira vez com suprimentos que podem ajudar aqueles afetados pelo recente terremoto. Gostaríamos de agradecer às muitas pessoas que trabalharam juntas para que essa doação fosse possível, incluindo a Força Aérea Chilena, os organizadores do FIDAE, a LAN Airlines e, claro, os voluntários da Aviation Sans Frontières e os funcionários da Airbus.”
Nos últimos anos, a Airbus tem construído uma rede global de linhas aéreas e organizações de ajuda para dar apoio à ajuda humanitária internacional. Voos de transporte de novas aeronaves têm sido utilizados em diversas ocasiões para o transporte de bens por todo o mundo.
O A330-200F deriva da muito popular Família de Aeronaves A330, com mais de 1.000 pedidos e 650 aeronaves em serviço com operadores de todo o mundo. O completamente novo A330-200F foi lançado para substituir as aeronaves mais antigas de capacidade de 50-70 toneladas métricas, como o DC10F. Além da necessária substituição das aeronaves de médio porte mais antigas, o alcance intercontinental do A330-200F permite aos operadores elevar os níveis de serviço em mercados de transporte de baixa frequência e longa distância, - atualmente atendidos pelos 747F, que são geralmente grandes demais - desenvolver novas rotas e responder ao crescimento do mercado à medida que o comércio se recupera.
Fonte: Aviation.com.br
Photo by: Fl410.wordspress
Sobre o A330-200F
O A330-200F deriva da muito popular Família de Aeronaves A330, com mais de 1.000 pedidos e 650 aeronaves em serviço com operadores de todo o mundo. O completamente novo A330-200F foi lançado para substituir as aeronaves mais antigas de capacidade de 50-70 toneladas métricas, como o DC10F. Além da necessária substituição das aeronaves de médio porte mais antigas, o alcance intercontinental do A330-200F permite aos operadores elevar os níveis de serviço em mercados de transporte de baixa frequência e longa distância, - atualmente atendidos pelos 747F, que são geralmente grandes demais - desenvolver novas rotas e responder ao crescimento do mercado à medida que o comércio se recupera.
O A330-200F acomoda tanto plataformas móveis quanto contêineres. A pesagem prévia da primeira aeronave completa demonstrou que o Manufacturer’s Weight Empty (MWE) – Peso Vazio do Fabricante - estava abaixo de 1.000 kilogramas, o que pode ser traduzido diretamente em um aumento do mesmo valor na carga útil.
A aeronave exibida aqui é o primeiro A330-200F na campanha de teste de voo, ‘MSN1004’, que voou pela primeira vez em novembro de 2009, impulsionado por motores Pratt & Whitney PW4000. Ele tem obtido boas avaliações com respeito às qualidades de manejo e ao desempenho, bem como passado por testes do piloto automático e dos sistemas de autoaterrissagem. O MSN1004 completou recentemente um teste de clima frio no Canadá e, subsequentemente, testes de clima quente em Cingapura.
Um segundo A330-200F, ‘MSN1032’, fez seu primeiro voo em janeiro de 2010, propulsionado por motores Rolls-Royce Trent 700. As atividades de desenvolvimento dessa aeronave têm se concentrado nos equipamentos e acessórios, bem como nos testes de “sistemas” complementares, incluindo: comunicação, distribuição de energia, ar condicionado, detectores de fumaça, oxigênio, água e resíduos.
Juntos, o MSN1004 e o MSN1032 estão contribuindo com o programa geral de teste de voo do A330-200F, totalizando cerca de 200 horas de voo, seguidas de uma certificação que acontecerá em breve. Isso abrirá caminho para a entrega inaugural do modelo ao operador Etihad Crystal Cargo, no verão.
Fonte: Aviation.com.br
Photo by: Fl410.wordspress
Nenhum comentário:
Postar um comentário