segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CENIPA com 14 cursos para 2010



O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) oferece este ano 14 cursos nas localidades de Brasília, São Paulo, Recife, São José dos Campos, Manaus e Curitiba. O objetivo do CENIPA, que trabalha com a capacitação de recursos humanos que lidam com a aviação civil e militar, por meio de cursos com foco na prevenção de acidentes aeronáuticos, é atingir diferentes públicos-alvos.

Os cursos capacitam desde os interessados em se familiarizar com o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) até os que atuam no setor da aviação e querem ampliar os conhecimentos relacionados à segurança de voo e à aeronavegabilidade. Para se matricular a pessoa precisa ser indicada pela instituição ou pela Organização Militar a que pertence.

O CBPAA – Curso Básico de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – é elaborado para quem quer ter o primeiro contato com o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). Nesse curso, o aluno conhece as siglas, o objetivo e a Filosofia do SIPAER, algumas ferramentas da prevenção de acidentes e os programas desenvolvidos pelo CENIPA e pelos Elos SIPAER.

O Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CPAA) é subdivido em quatro vertentes: Fator Humano, Fator Material, Controle do Espaço Aéreo e Atividades Aeroportuárias. Dessa forma, destina-se a quatro públicos-alvos diferentes. Já o Curso de Segurança de Voo qualifica os participantes para atuarem com os seguintes tipos de habilitação: Elemento Credenciado Módulo Prevenção e Elemento Credenciado Módulo Investigação.

O Curso de Gestão da Segurança Operacional (SMS) capacita os profissionais que lidam com o gerenciamento da Segurança Operacional em empresas de aviação e Bases Aéreas militares. O Mestrado em Segurança de Voo, oferecido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), é destinado a quem lida no setor de aviação e quer pesquisar a Segurança Operacional e a Aeronavegabilidade Continuada.

Os comandantes de grupos e unidades aéreas (militares) e os administradores, diretores de operações e pilotos-chefe de empresas aéreas (civis) podem fazer o Estágio de Gerenciamento Avançado da Prevenção (EGAP).

A Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA) do CENIPA
 
Em sua estrutura organizacional, o CENIPA conta com a Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA), cujas atividades são direcionadas para a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos. Assim, as atribuições da DFA são o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de cursos e estágios orgânicos, bem como o fomento à capacitação e atualização dos profissionais através de outros cursos, estágios, seminários, simpósios e demais eventos realizados por outras instituições, civis ou militares, nacionais ou estrangeiras cujos conhecimentos veiculados sejam de interesse do SIPAER.

O CENIPA, através da DFA, é a única Organização que ministra o Curso de Investigação de Acidentes Aeronáuticos no Brasil e conta com um dos poucos laboratórios de destroços do mundo, onde os alunos, futuros investigadores, têm a oportunidade de realizar atividades práticas relacionadas à investigação de um acidente aéreo.

Clique AQUI para ver o Calendário dos Cursos de 2010



Fonte: W&W.
Photo by: CENIPA.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página