quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Aeroporto de Recife de Parabéns !!!



O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre está batendo seu recorde histórico de movimentação em 2009, comprovando que, apesar da crise financeira internacional, a capital pernambucana vem consolidando-se como destino turístico e de negócios.

De janeiro até novembro, 4,73 milhões de passageiros haviam embarcado e desembarcado em seus terminais, um acréscimo de 11,49% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão divulgada pela Infraero é de que o aeroporto termine o ano com uma movimentação de aproximadamente 5 milhões.
O que tem pressionado os resultados positivos apresentados pelo aeroporto são os voos domésticos, que já haviam movimentado 4,5 milhões de passageiros nos 11 primeiros meses de 2009.
 
Nesse aspecto, o aumento foi de 12,21%, em comparação com 2008. Já os voos internacionais apresentaram um decréscimo na movimentação, de 3,26%. Esses voos, porém, representam apenas 190 mil passageiros, e influenciam menos os resultados gerais das estatísticas.

O aeroporto vem ampliando seus resultados desde 2002. Naquele ano, foram registrados 2,9 milhões de embarques e desembarques. Dois anos depois, quando foi inaugurado o novo terminal de passageiros, o órgão logo ultrapassou a barreira dos três milhões. A maior movimentação havia sido em 2008, quando passaram por seus portões 4,67 milhões de passageiros.

Com esse resultado, o Guararapes consolida-se como o oitavo aeroporto mais movimentado do país, em número de passageiros, segundo as estatísticas divulgadas pela Infraero. Perde apenas para os de Guarulhos, Congonhas (ambos em São Paulo), de Brasília, Galeão (Rio de Janeiro), Salvador, Porto Alegre e Confins (Minas Gerais). Todos já haviam superado, até novembro, o patamar dos cinco milhões de passageiros.

A taxa de crescimento em relação a 2008 foi de 6,8%. Ainda se encontra, porém, longe da capacidade total de passageiros anual, que é de 7,2 milhões. Atualmente, o Guararapes conta com sete companhias aéreas nacionais operando em seus pátios, e quatro empresas internacionais, alémde 13 operando em voos charters (fretados por apenas uma companhia de turismo).

A equipe da Infraero comemora os resultados alcançados pelo aeroporto. Para Wéllington Santos, superintendente regional da empresa, o recorde, em uma época de crise financeira mundial, demonstra o aquecimento do turismo na capital pernambucana. "Fatos como a crise e a gripe suína desfavoreceram os voos internacionais, mas ao mesmo tempo ajudaram a aquecer os domésticos", ressaltou Santos, destacando que a cidade ainda perdeu, este ano, um voo da empresa Delta Airlines, para Atlanta, nos Estados Unidos.

A perspectiva da Infraero é de que a movimentação do Guararapes continue aquecida em janeiro. Neste período de alta estação, o aeroporto movimenta por dia uma média de 15 mil passageiros, com 90 chegadas e 90 partidas estimadas. Apesar desse aumento, a Infraero garante que a eficiência das operações não tem sido afetada, tendo se mantido a média de 84% de pontualidade nos 1.800 voos realizados em dezembro, até o dia 23.


Fonte: Blog Aeronauta.
Photo by: revistatechne.com.br

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página