terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tragédia com pilotos comove as Famílias Murad e Regadas no MA



A morte trágica dos pilotos Enndel Gabriel, 36 anos, e Aloysio Teixeira Barbosa, 54 anos, durante um acidente aéreo registrado no município de Carolina (MA), na última quarta-feira, 23, deixou abaladas três famílias maranhenses. O co-piloto Aloysio, natural do Rio de Janeiro, era casado com a diretora pedagógica do Colégio Dom Bosco, Raíssa Murad, filha do casal Ceres/Roosevelt Murad, proprietários da instituição e da faculdade UNDB. Já o paranaense Enndel Gabriel mantinha sociedade na Construtora Angra com Marquinhos Regadas – filho de Marcos Regadas, da Franere, e era namorado de Daniele Leite, filha do prefeito de Sucupira do Riachão, Juvenal Leite, e residia no Condomínio Toscana, na Ponta do Farol, em São Luís.

Os corpos dos pilotos foram encontrados carbonizados na manhã de domingo, 27, entre os destroços do helicóptero Robinson R-44 (prefixo PR-VVC), em uma área de mata fechada, localizada a 30 quilômetros do balneário ‘Pedra Caída’, em Carolina. De acordo com informações obtidas pelo Jornal Pequeno, Enndel Gabriel teria viajado com Aloysio em um vôo comercial para São Paulo, no último dia 21, a pedido do empresário maranhense Fernando Cavalcante. Dono da construtora Edeconcil, Fernandão, como Cavalcante é mais conhecido, havia comprado a aeronave na capital paulista e solicitou a Enndel que a trouxesse para São Luís.

Na rota do helicóptero, após a saída de São Paulo, segundo o Comando da Aeronáutica, estariam previstas passagens pelas cidades maranhenses de Carolina, Imperatriz e, por fim, São Luís. Durante o último contato que tiveram com o Controle de Tráfego Aéreo, às 14h28 da quarta-feira, os pilotos informaram que haviam acabado de abastecer a aeronave, em Carolina, mas que não cumpririam o plano de vôo. Neste momento, Enndel e Aloysio disseram que seguiriam para uma fazenda, no município de Igarapé do Meio. Depois disso, o helicóptero simplesmente desapareceu.

Os motivos para a mudança do trajeto não são conhecidos, mas alguns chegaram a ser especulados. Um deles seriam as más condições de tempo em Imperatriz; outro, uma possível visita do piloto Enndel Gabriel à sua namorada Daniele, em Sucupira do Riachão.

Causas do acidente – Ainda de acordo com fontes do JP, uma hipótese para a causa do acidente seria a de que a gasolina que abasteceu o helicóptero em Carolina estaria misturada com água, o que teria provocado falha no motor após a decolagem em Carolina. Diante dessa situação, Enndel Gabriel teria tentado um pouso controlado, mas a aeronave bateu em uma árvore e explodiu.

A localização do helicóptero Robinson R-44, segundo informações da Aeronáutica, foi auxiliada por um lavrador identificado como Elcias Ferreira Barros. Ele disse ter visto a aeronave sobrevoando sua roça “de forma descontrolada, subindo e descendo até cair e explodir”.

Depois de removidos do local, os corpos dos pilotos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Lá foram reconhecidos, mas também submetidos a coletas de amostras para exames de DNA, que deverão ser feitos em Fortaleza (CE).

Não há previsão para a divulgação dos laudos e, por motivos de segurança, também não foi divulgado o nome da empresa responsável pela realização dos testes. Os destroços do helicóptero serão analisados por equipes de militares do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), com sede em Belém (PA). O Serviço, que investigará a causa do acidente, chegou até o local da queda da aeronave no mesmo dia do achado.

Enndel Gabriel era natural de Concórdia, no Paraná, mas há mais de 15 anos morava em São Luís, trabalhando com aviação comercial e como instrutor de aeroclube. Durante a carreira de piloto, manteve o hábito de cursar módulos de reciclagem, inclusive nos Estados Unidos e na Europa e, segundo informações, teria comemorado o aniversário do amigo Marcos Regadas, um final de semana antes de viajar a São Paulo com Aloysio.

O carioca Aloysio Teixeira Barbosa havia sido piloto da Vasp e também tinha experiência com aviação comercial. Por causa da grande vivência na área, recentemente ele havia sido convidado pelo deputado estadual Rigo Teles para ser seu piloto particular. Seu casamento com Raissa Murad, há cerca de um ano e meio, transformou-se num grande acontecimento social em São Luís, onde ele mantinha um bom relacionamento.

Quatro aeronaves participaram das buscas

A operação de busca envolveu a participação de quatro aeronaves. O primeiro deles foi o helicóptero H-1H dos 1° e 8° Grupos de Aviação, com sede em Belém (PA). Também estiveram nas buscas os aviões SC-95 Bandeirante e SC-105 Amazonas, ambos dos 2° e 10° Grupos de Aviação, com sede em Campo Grande (MS), Além de um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria Estadual de Segurança do Maranhão.

As aeronaves voaram mais de 30 horas, e a coordenação dos trabalhos esteve a cargo de militares do Salvaero Amazônico e também do 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), ambos de Manaus (AM). No total, 30 militares participaram diretamente da operação.

Com a ocorrência do helicóptero Robinson R-44 (prefixo PR-VVC), o Brasil ultrapassa a marca de 100 acidentes aeronáuticos ocorridos na aviação civil brasileira ao longo do ano de 2009.



Fonte:Jornal Pequeno
Photo by:Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página