domingo, 20 de dezembro de 2009

Perdi o voo - Remarcação não efetuada



No dia 16/12/2009, juntamente com minha família (total de 4 adultos e 2 crianças), por motivos alheios à nossa vontade (trânsito parado devido chuvas na grande São Paulo) chegamos ao balcão da cia aérea 50 minutos antes do embarque (vôo 1676 marcado para às 18h50 – localizador: M43FGV e S3Y6SL).


Conforme orientação da atendente, ao apresentarmos nossas reservas impressas, fomos orientados a aguardarmos atendimento na fila de espera (em torno de 18h00). Antes de chegar ao balcão me atentei ao horário e questionei a mesma atendente sobre o horário do vôo, se ainda era possível embarque (18h20). A mesma informou que já havia encerrado todos os embarques e que só seria possível remarcar para o próximo vôo no mesmo dia se houvesse vagas e sem ônus financeiro algum.


Fiquei ao lado do atendente no balcão, acompanhando a possibilidade de remarcação para o próximo vôo às 20h45 (vôo nº 1790 destino à Teresina com escala em Fortaleza). O mesmo informou enfaticamente que não havia lugares disponíveis para todos, e que só seria possível embarcar no próximo dia, mas pagando o valor atualizado da passagem, o que era totalmente inviável, pois não teríamos condições de arcar com os custos das passagens que estavam com um valor muito elevado.


Em seguida fomos informados que só havia uma vaga no vôo citado, e como minha irmã Edna estava com uma criança de colo, e para evitar mais transtornos para a criança e a mãe, decidimos embarcá-la nesse vôo(nº 1790 - localizador: QB62TD), enquanto iríamos procurar uma outra solução para os demais passageiros, pois não queríamos arriscar perder as passagens.


O que nos prejudicou muito, é que só foi possível remarcar para o dia 06/01/2010, pois era o único dia que o preço das passagens eram equivalentes. Dessa forma fomos constrangidos a aceitar a remarcação para garantirmos nossa viagem, enquanto procurávamos outra solução mais viável. O fato é que perdemos toda a programação de família de passarmos Natal e Ano Novo em Teresina-PI


A passageira Edna embarcou às pressas (20h20, 25 minutos antes do previsto), pois o vôo já estava de partida, o que demonstra claramente que houve tempo suficiente para os atendentes terem informações de no-show ou lugares vazios, possibilitando dessa forma o embarque dos demais.


A passageira notou na decolagem que havia disponíveis em torno de 15 a 20 lugares, e se dirigiu a uma comissária e perguntou se aquele vôo não iria lotar, pois tinha deixado toda família no aeroporto, inclusive seu outro filho de 10 anos, e que ela tinha recebido informações que nesse vôo só haveria um lugar para ela. Ao ouvir isso, a comissária estranhou e informou que não entendeu o porque de todos não terem embarcado, já que havia lugares mais que suficientes. O vôo ficou com lugares disponíveis inclusive de Fortaleza à Teresina.


Gostaríamos de uma solução que viesse nos atender o mais rápido possível, pois precisamos embarcar em menos tempo possível, de preferência antes do Natal, de uma forma que não venhamos a ter mais prejuízos financeiros além do transtorno causado até o momento, pois temos uma mãe em Teresina aguardando o filho de 10 anos que por conseqüência do ocorrido, ficou com os tios sem vestimenta alguma.Vale ressaltar que desde o início fomos prejudicados por contradições, descaso e informações erradas por parte dos atendentes.


O que questiono não é por não termos embarcado, é justamente o procedimento errado de remarcação, já que teríamos direito de embarcar em um próximo vôo se houvesse lugares disponíveis, confirmado pelos próprios atendentes. Isso não ocorreu por negligência dos funcionários, como foi falado.


Já abri um registro de ocorrência por telefone (protocolo 9436501) e encaminhei um ofício para a companhia e como até o momento não obtive resposta, e por acreditar que a companhia terá bom senso em resolver nosso problema, resolvi postar essa ocorrência.


Nota: O Reclamante não informa qual companhia aérea.

Fonte: Edney M. Carvalho - Reclame Aqui.

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