domingo, 6 de dezembro de 2009

Dicas para as férias #03

Atenção passageiros: dezembro chegou!

Dezembro, no calendário dos brasileiros que viajam de avião, é um mês tenebroso. As filas diante dos balcões das companhias aéreas costumam se estender por dezenas de metros.

As salas de embarque lotadas denunciam os atrasos dos voos - mais comuns nesta época do que nos outros meses do ano.

Os saguões dos principais aeroportos transformam-se em palcos de cenas de mau humor e revelam o despreparo dos funcionários no trato com os clientes.

As imagens de passageiros aos berros, exigindo de atendentes informações sobre seus voos, tornaram-se tão comuns no noticiário de fim de ano quanto aquelas que mostram a decoração de Natal na Avenida Paulista ou a queima de fogos em Copacabana.

Até as renas do trenó de Papai Noel sabem que a causa primária de toda essa confusão é a precariedade da infraestrutura aeroportuária.

Há aviões demais para a quantidade e a qualidade das pistas. E aviões de menos para um número de passageiros que aumenta a cada ano. O resultado dessa equação confusa é o caos.

Seja como for, a novidade é que o Senado resolveu agir. Diante do forrobodó que se avizinha, tomou uma medida enérgica: quer punir as empresas pela prática do overbooking.

De agora em diante, dizem suas excelências, quem vender mais passagens do que a quantidade de assentos disponíveis será punido. O projeto que trata dessa questão foi votado esta semana pela comissão responsável pelo turismo. Ele aguardava uma decisão desde 2004.

Essa votação demonstra duas das faces mais tristes da prática legislativa brasileira. A primeira é a da falta de urgência no trato dos problemas que incomodam a população. Cinco anos é tempo demais para deliberar sobre tema tão grave como esse.

A outra é a da falta de foco. Em lugar de usarem o peso de sua autoridade para cobrar do Executivo a solução dos problemas de infraestrutura dos aeroportos, inventam mecanismos de punição que, como tantos outros, não funcionarão.

Jogam para a plateia e lavam as mãos. E que se danem os passageiros!

Fonte: Webtranspo.
Photo by:

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página