Só mais um dia senhoras e senhores, o primeiro voo do Boeing 787 está planejado para amanhã as 16:00 horas (horário de Brasília) e será “transmitido” ao vivo pela internet.
GLASGOW, Montana. — De pé as 3 horas de cada manhã e pronto para o pre-flight briefing uma hora depois e em seguida já dentro do cockpit de um 777-300ER antes do sol nascer para mais uma série de rasantes sobre um aeroporto distante a nordeste de Montana.
Mike Carriker esta semana está fazendo o que ele mais gosta na vida — voos de teste. Ele está pilotando o 777 como parte de um programa conjunto da Boeing, NASA e outros para fazer aviões comerciais mais silenciosos durante as decolagens e pousos, bem como menos barulhentos para os passageiros dentro da cabine.
Mike Carriker, estará no asssento da esquerda — como comandante — quando o 787 fizer o seu primeiro voo amanhã (se correr tudo de acordo) e entrará para os livros de história, se juntando a um seleto grupo de pilotos que tiveram a honra e a enorme responsabilidade de controlar um avião da Boeing no voo inaugural — do 707 até o 777.
A Boeing projetou o cockpit do 787 de tal maneira que será muito fácil treinar um piloto de 777 para voar o novo avião. A meta é que não tomará mais do que cinco dias para um piloto de 777 se tornar qualificado em 787, que é um avião razoavelmente menor.
“Você verá as diferenças visuais entre os cockpits, mas se vocé é piloto de 777 vai focar em partes dos displays e instantaneamente saber o que está olhando” diz Carriker.
Ao contrário dos 5 displays do 777, o 787 terá 4 telas com 100% mais área visual do que o anterior. Além das telas grandes, o 787 tem também HUD para o piloto e copiloto, um equipamento usado em aviões de caça que permite que se veja a pista e os instrumentos essenciais ao mesmo tempo (as indicações são projetadas em uma tela transparente na frente do piloto).
Além disso, o 787 terá capacidade de pouso por GPS, usando os satélites para aproximação de alta precisão. Aviões totalmente novos como o 787 aparecem apenas uma vez a cada 12 ou 14 anos na Boeing.
O 777, ultimo lançamento da Boeing fez seu primeiro voo em 1994. “No primeiro voo de um novo avião, tudo se resume no momento da decolagem, toda a esperança de todo o pessoal que participou na construção do avião, sem contar toda a ambição da companhia inteira” diz Carriker.
O que ele vai estar pensando neste momento?
“Please, God, don’t let me make any mistakes.” (Deus, não me deixe fazer nada errado)
Que a força esteja com você amanhã Mike!
Clique na imagem abaixo para acompanhar o 1° voo do 787.
GLASGOW, Montana. — De pé as 3 horas de cada manhã e pronto para o pre-flight briefing uma hora depois e em seguida já dentro do cockpit de um 777-300ER antes do sol nascer para mais uma série de rasantes sobre um aeroporto distante a nordeste de Montana.
Mike Carriker esta semana está fazendo o que ele mais gosta na vida — voos de teste. Ele está pilotando o 777 como parte de um programa conjunto da Boeing, NASA e outros para fazer aviões comerciais mais silenciosos durante as decolagens e pousos, bem como menos barulhentos para os passageiros dentro da cabine.
Mike Carriker, estará no asssento da esquerda — como comandante — quando o 787 fizer o seu primeiro voo amanhã (se correr tudo de acordo) e entrará para os livros de história, se juntando a um seleto grupo de pilotos que tiveram a honra e a enorme responsabilidade de controlar um avião da Boeing no voo inaugural — do 707 até o 777.
A Boeing projetou o cockpit do 787 de tal maneira que será muito fácil treinar um piloto de 777 para voar o novo avião. A meta é que não tomará mais do que cinco dias para um piloto de 777 se tornar qualificado em 787, que é um avião razoavelmente menor.
“Você verá as diferenças visuais entre os cockpits, mas se vocé é piloto de 777 vai focar em partes dos displays e instantaneamente saber o que está olhando” diz Carriker.
Ao contrário dos 5 displays do 777, o 787 terá 4 telas com 100% mais área visual do que o anterior. Além das telas grandes, o 787 tem também HUD para o piloto e copiloto, um equipamento usado em aviões de caça que permite que se veja a pista e os instrumentos essenciais ao mesmo tempo (as indicações são projetadas em uma tela transparente na frente do piloto).
Além disso, o 787 terá capacidade de pouso por GPS, usando os satélites para aproximação de alta precisão. Aviões totalmente novos como o 787 aparecem apenas uma vez a cada 12 ou 14 anos na Boeing.
O 777, ultimo lançamento da Boeing fez seu primeiro voo em 1994. “No primeiro voo de um novo avião, tudo se resume no momento da decolagem, toda a esperança de todo o pessoal que participou na construção do avião, sem contar toda a ambição da companhia inteira” diz Carriker.
O que ele vai estar pensando neste momento?
“Please, God, don’t let me make any mistakes.” (Deus, não me deixe fazer nada errado)
Que a força esteja com você amanhã Mike!
Clique na imagem abaixo para acompanhar o 1° voo do 787.
Fonte: Aviões & Músicas - Smart's Blog: Aviação, Música e Cotidiano/ Partes do texto traduzida do Seattle Pi
Photo by: Boeing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário