quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

BNDES deve financiar US$1,8 bi em jatos Embraer em 2010


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliará em 2010 pelo segundo ano seguido sua participação no financiamento de vendas de aviões pela Embraer.

A crise econômica e de crédito no final de 2008 fez as linhas de financiamento internacionais secarem para companhias aéreas. Diante disso, a presença do banco de fomento como fonte de recursos para os clientes da Embraer vem numa crescente.

Para 2010, o presidente-executivo da fabricante de jatos, Frederico Curado, calcula que o BNDES financiará cerca de 60 por cento dos aviões que forem entregues a clientes no segmento de aviação comercial.

Com base nas projeções de receita para o ano que vem --de pouco menos de 5 bilhões de dólares, sendo três quintos disso com aviões civis--, chega-se a um total de quase 1,8 bilhão de dólares em desembolsos pelo BNDES a clientes da Embraer nos próximos 12 meses.

Em 2009, disse Curado, o BNDES terá financiado, no encerramento do ano, de 30 a 35 por cento das vendas de jatos comerciais pela empresa.

No ano passado, a contribuição do BNDES nos financiamentos de jatos comerciais foi de pouco mais de 10 por cento --até setembro de 2008, mês de colapso do banco norte-americano Lehman Brothers, a liquidez de crédito era farta e muitos clientes da Embraer já tinham assegurado financiamento, o que explica a baixa presença do BNDES naquele exercício.

"Os bancos (comerciais) ainda estão muito fechados para financiar aviões. Em 2010, o financiamento ainda será um problema, mas a demanda por novos aviões será um desafio ainda maior", afirmou Curado a jornalistas, durante almoço de fim de ano com a imprensa.

"Está tudo bem engatilhado para cumprirmos as entregas em 2010, com BNDES e algumas linhas internacionais. Não vamos usar nosso balanço para financiar clientes", acrescentou, sem revelar a previsão de entregas da Embraer para o próximo ano.

Fonte: Reuters.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página