domingo, 15 de novembro de 2009

FAB entrega carros de combate a incêndio


Os aeroportos municipais Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT), e Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT), receberam hoje, dia 13 de novembro, carros de combate a incêndio fornecidos pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do Ar, Juniti Saito, e o Major-Brigadeiro-do-Ar, Ricardo Machado Vieira, comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), participaram da cerimônia de entrega.


Os carros doados pela FAB são do tipo CCI AP2. Eles têm capacidade para 5,9 mil litros de água, 700 quilos de líquido gerador de espuma e 200 quilos de pó químico. A aquisição desses caminhões era uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para os dois aeroportos operarem aeronaves para mais de 40 passageiros.

As viaturas existentes nessas localidades eram pequenas e não atendiam os requisitos para pousos e decolagens com aviões de médio e grande porte.


Para a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, com a aquisição haverá uma melhora significativa do fluxo da aviação proporcionando maior desenvolvimento para a cidade.

Em outubro deste ano, segundo dados da prefeitura, foi registrado um total de 2.283 embarques e desembarques no aeroporto de Alta Floresta. “A partir de agora aviões maiores poderão pousar no nosso aeroporto e isso possibilitará um incremento nas nossas atividades econômicas, que tem como carro-chefe a agropecuária.

Além disso, poderemos explorar melhor também o Turismo, um dos pontos fortes do município”, analisa a prefeita de Alta Floresta. “Acredito que o fluxo de passageiros deva aumentar em 50%”, complementa.


O prefeito de Sinop, Juarez Costa, também aposta no desenvolvimento da região em função da maior fluência de vôos. “Tínhamos muita dificuldade no nosso aeroporto, pois não possuíamos condições de atender, por exemplo, passageiros e empresários que queriam se deslocar ao sul do país”,explica Costa.

Nas cerimônias realizadas em Alta Floresta e Sinop, o Tenente-Brigadeiro-do Ar, Juniti Saito, entregou aos dois prefeitos a “chave simbólica” dos carros.

“A entrega de caminhões contra-incêndio constitui fundamental passo na viabilização das condições que permitam pousos e decolagens dentro dos mais elevados padrões de segurança”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Fonte: FAB.
Photo by: FAB.

Um comentário:

Corpo de Voluntários Rádio Emergência disse...

Caros conterrâneos de além mar irmãos de armas será que não haverá por ai uma dessas viaturas amais que possam ser doadas a Associação de combate a incêndios florestáis mas carenciada de meios para a aquisição de ums ,muito nos alegraria se tál disponibilidade houvesse desde já um bem haja pela atenção dispensada e um grande e caloroso abraço.
Carlos Rodrigues
Cmdt.Nac.
corpo.volunta.radio.emergencia@gmail.com

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página