O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de Confins cresceu 1.200% entre 2004 e 2009. O verdadeiro renascimento do aeroporto se iniciou em março de 2005 quando todos os voos nacionais, sem escala no interior do Estado, foram transferidos do Aeroporto da Pampulha para Confins.
A estratégia do Governo de Minas fez com que o número de passageiros saltasse de 388 mil, em 2004, para os atuais 5,2 milhões/ano. A previsão é que este número chegue a nove milhões/ano até o fim de 2011.
A ação do Governo de Minas também foi determinante para transformar o Aeroporto da Pampulha em um dos mais importantes centros de aviação regional do país.
Desde a transferência dos voos nacionais sem escalas para Confins, o crescimento das partidas regionais na Pampulha foi de 60%, segundo dados da Infraero. Da Pampulha saem diariamente cerca de 40 voos com destino a cidades do interior de Minas, fazendo dele um importante elo entre as regiões do Estado.
A transferência dos voos da Pampulha para Confins foi determinada em 13 de março de 2005, pela portaria nº 1891/DGAC do DAC (Departamento de Aviação Civil), com apoio da Infraero, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Lucros
A transferência dos voos também proporcionou ao Aeroporto Internacional de Confins um aumento de 123% no lucro operacional, no primeiro semestre de 2008, comparado com o mesmo período de 2007, atingindo R$ 12,3 milhões.
Com esse resultado, o Aeroporto Tancredo Neves saltou do 11º para o 6º lugar no ranking de lucratividade dos aeroportos brasileiros, deixando no passado o estigma de “elefante branco”. No ano anterior à transferência dos voos, em 2004, Confins registrou prejuízo operacional de R$ 7,5 milhões.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves já opera 52 voos internacionais semanais e atualmente tem a importante função de operar como centro de distribuição de voos interestaduais domésticos para as principais capitais e cidades do Brasil. Desde o início de 2008, também se tornou um novo “hub” de voos internacionais diretos para a América do Norte (Miami), América Central (Panamá), América do Sul (Buenos Aires) e Europa (Lisboa).
O atual procedimento operacional do Aeroporto Tancredo Neves vem prestando decisiva colaboração para o descongestionamento dos aeroportos de São Paulo. Desta forma, colabora para o equilíbrio e conforto do conjunto dos passageiros que fazem uso da nova malha aérea nacional e sua respectiva integração com as rotas internacionais.
A estratégia do Governo de Minas fez com que o número de passageiros saltasse de 388 mil, em 2004, para os atuais 5,2 milhões/ano. A previsão é que este número chegue a nove milhões/ano até o fim de 2011.
A ação do Governo de Minas também foi determinante para transformar o Aeroporto da Pampulha em um dos mais importantes centros de aviação regional do país.
Desde a transferência dos voos nacionais sem escalas para Confins, o crescimento das partidas regionais na Pampulha foi de 60%, segundo dados da Infraero. Da Pampulha saem diariamente cerca de 40 voos com destino a cidades do interior de Minas, fazendo dele um importante elo entre as regiões do Estado.
A transferência dos voos da Pampulha para Confins foi determinada em 13 de março de 2005, pela portaria nº 1891/DGAC do DAC (Departamento de Aviação Civil), com apoio da Infraero, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Lucros
A transferência dos voos também proporcionou ao Aeroporto Internacional de Confins um aumento de 123% no lucro operacional, no primeiro semestre de 2008, comparado com o mesmo período de 2007, atingindo R$ 12,3 milhões.
Com esse resultado, o Aeroporto Tancredo Neves saltou do 11º para o 6º lugar no ranking de lucratividade dos aeroportos brasileiros, deixando no passado o estigma de “elefante branco”. No ano anterior à transferência dos voos, em 2004, Confins registrou prejuízo operacional de R$ 7,5 milhões.
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves já opera 52 voos internacionais semanais e atualmente tem a importante função de operar como centro de distribuição de voos interestaduais domésticos para as principais capitais e cidades do Brasil. Desde o início de 2008, também se tornou um novo “hub” de voos internacionais diretos para a América do Norte (Miami), América Central (Panamá), América do Sul (Buenos Aires) e Europa (Lisboa).
O atual procedimento operacional do Aeroporto Tancredo Neves vem prestando decisiva colaboração para o descongestionamento dos aeroportos de São Paulo. Desta forma, colabora para o equilíbrio e conforto do conjunto dos passageiros que fazem uso da nova malha aérea nacional e sua respectiva integração com as rotas internacionais.
Fonte: Jornal de Turismo.
Photo by: aeroportodeconfins.files
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