A volta para casa não foi nada agradável para cerca de 40 passageiros do voo 980 da American Airlines, que embarcaram na noite de domingo no Aeroporto Internacional de Miami.
O avião, um Boeing 757, lotado, nem chegou a decolar, na primeira tentativa, por falha no sistema de ar-condicionado e iluminação interna, que segundo os tripulantes, estaria resolvido dentro de, no máximo, uma hora e meia.
Porém, as más notícias não acabaram com o anúncio de que o conserto havia sido feito. A aeronave, mal começou a taxiar, os passageiros foram informados de que o avião faria escala em San Juan, Porto Rico, porque o equipamento, com excesso de peso, não tinha autonomia de voo para chegar a Salvador, única escala, de fato, prevista até o destino final, o Recife.
À surpresa, somou-se uma velha conhecida de usuários de linhas aéreas, a insegurança, reforçada poucos minutos depois, ainda quando o avião se deslocava no solo, em procedimento de decolagem. Repentinamente, o sistema de ar-condicionado voltou a falhar e as luzes se apagaram, obrigando o comandante a informar que a aeronave retornaria ao portão de embarque.
Diante do clima de nervosismo, o chefe dos comissários, identificado apenas como Wilson, informou que os passageiros que não desejassem mais prosseguir viagem no voo poderiam comunicar a funcionários da companhia no desembarque.
"Se 24 pessoas deixarem o avião, não haverá necessidade de escala, seguiremos direto para Salvador", repetia o chefe dos comissários, tentando animar os que decidiram seguir viagem após segundo reparo mecânico.
Um a um, cerca de 40 passageiros - entre crianças, adolescentes, idosos, médicos e empresários foram descendo dispostos a exigir da companhia opção mais confiável, mesmo que ficassem um ou dois dias na cidade.
No entanto, a recepção em terra não poderia ser mais fria. Com os desistentes cercando o balcão da AA, o comandante garantiu que o problema seria solucionado, sem risco para a segurança de todos, e a viagem prosseguiria tãologo os mecânicos dessem o sinal verde.
Visivelmente nervoso, sobretudo ao notar que a entrevista estava sendo gravada, o chefe dos comissários, chamado para traduzir para o português as declarações do comandante, reconheceu o erro da companhia ao optar por equipamento incompatível com o excesso de peso transportado.
Enquanto isso, policiais tentavam impedir que o tumulto crescesse. No avião, o clima não era melhor. Com a saída do grupo, uma grávida, que não falava inglês, retornou à aeronave, decidida a seguir viagem. Sentando-se, por engano, na cadeira da comissária, foi convidada a mudar de assento e quando tentava explicar o erro arriscando algumas palavras no idioma, recebeu ordem para deixar o avião na companhia de policiais, chamados a bordo.
Aeronave ainda passou por dois reparos mecânicos
Quase 4h (de Brasília), o funcionário identificado como Miguel declarava, em tom grosseiro, que ninguém do balcão falaria com a imprensa. Seria preciso ir à gerência de comunicação da companhia. Mas quase às 3h de Miami, com o cansaço e frustração acumulados, e com indicações de localização tão imprecisas, seria um milagre conseguir.
Informados desde o começo de que a companhia não daria qualquer assistência aos que desistiram de voar, o grupo viu, a 1h48 de Miami, a equipe de terra da AA saudar com um all right! a saída do boeing 757 que, com 40 passageiros a menos, agora poderia ir direto para Salvador. Faltou pouco para ser cancelado.
O grupo resolveu entrar com ações individuais na Justiça por danos materiais e morais, o que inclui gastos com hotel, passagens, alimentação, transporte, comunicação e itens pessoais, já que as bagagens seguiram para Salvador e o Recife.
Parte das pessoas conseguiu embarcar para o Rio e São Paulo, onde ainda tentariam vagas em voos com destino às cidades de origem. Tudo às próprias custas.
O avião, um Boeing 757, lotado, nem chegou a decolar, na primeira tentativa, por falha no sistema de ar-condicionado e iluminação interna, que segundo os tripulantes, estaria resolvido dentro de, no máximo, uma hora e meia.
Porém, as más notícias não acabaram com o anúncio de que o conserto havia sido feito. A aeronave, mal começou a taxiar, os passageiros foram informados de que o avião faria escala em San Juan, Porto Rico, porque o equipamento, com excesso de peso, não tinha autonomia de voo para chegar a Salvador, única escala, de fato, prevista até o destino final, o Recife.
À surpresa, somou-se uma velha conhecida de usuários de linhas aéreas, a insegurança, reforçada poucos minutos depois, ainda quando o avião se deslocava no solo, em procedimento de decolagem. Repentinamente, o sistema de ar-condicionado voltou a falhar e as luzes se apagaram, obrigando o comandante a informar que a aeronave retornaria ao portão de embarque.
Diante do clima de nervosismo, o chefe dos comissários, identificado apenas como Wilson, informou que os passageiros que não desejassem mais prosseguir viagem no voo poderiam comunicar a funcionários da companhia no desembarque.
"Se 24 pessoas deixarem o avião, não haverá necessidade de escala, seguiremos direto para Salvador", repetia o chefe dos comissários, tentando animar os que decidiram seguir viagem após segundo reparo mecânico.
Um a um, cerca de 40 passageiros - entre crianças, adolescentes, idosos, médicos e empresários foram descendo dispostos a exigir da companhia opção mais confiável, mesmo que ficassem um ou dois dias na cidade.
No entanto, a recepção em terra não poderia ser mais fria. Com os desistentes cercando o balcão da AA, o comandante garantiu que o problema seria solucionado, sem risco para a segurança de todos, e a viagem prosseguiria tãologo os mecânicos dessem o sinal verde.
Visivelmente nervoso, sobretudo ao notar que a entrevista estava sendo gravada, o chefe dos comissários, chamado para traduzir para o português as declarações do comandante, reconheceu o erro da companhia ao optar por equipamento incompatível com o excesso de peso transportado.
Enquanto isso, policiais tentavam impedir que o tumulto crescesse. No avião, o clima não era melhor. Com a saída do grupo, uma grávida, que não falava inglês, retornou à aeronave, decidida a seguir viagem. Sentando-se, por engano, na cadeira da comissária, foi convidada a mudar de assento e quando tentava explicar o erro arriscando algumas palavras no idioma, recebeu ordem para deixar o avião na companhia de policiais, chamados a bordo.
Aeronave ainda passou por dois reparos mecânicos
Quase 4h (de Brasília), o funcionário identificado como Miguel declarava, em tom grosseiro, que ninguém do balcão falaria com a imprensa. Seria preciso ir à gerência de comunicação da companhia. Mas quase às 3h de Miami, com o cansaço e frustração acumulados, e com indicações de localização tão imprecisas, seria um milagre conseguir.
Informados desde o começo de que a companhia não daria qualquer assistência aos que desistiram de voar, o grupo viu, a 1h48 de Miami, a equipe de terra da AA saudar com um all right! a saída do boeing 757 que, com 40 passageiros a menos, agora poderia ir direto para Salvador. Faltou pouco para ser cancelado.
O grupo resolveu entrar com ações individuais na Justiça por danos materiais e morais, o que inclui gastos com hotel, passagens, alimentação, transporte, comunicação e itens pessoais, já que as bagagens seguiram para Salvador e o Recife.
Parte das pessoas conseguiu embarcar para o Rio e São Paulo, onde ainda tentariam vagas em voos com destino às cidades de origem. Tudo às próprias custas.
Fonte: Luce Pereira/ Contato Radar.
Photo by: Randall Johnson.
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