quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alguns dados do Let 410 que a NOAR pode usar



O LET-410 é um avião bimotor turbo-hélice penta-pá, modelo Walter M601 E, com potência de 751 hp, fabricado pela Let Aircraft, da República Tcheca.

A sua configuração de asas altas permite operações em pistas curtas. Com capacidade para 19 passageiros, o modelo é largamento utilizado em todo o mundo, principalmente nas rotas regionais.


Ficha técnica

Fabricante : LET, República Tcheca
Capacidade : 2 tripulantes + 19 passageiros
Envergadura : 19,98m
Superfície da asa : 34,86m2
Comprimento : 14,42m
Altura : 5,83m
Peso Vazio : 3.990kg
MTOW : 6.600kg
Carga Útil : 1.710kg
Capacidade dos Tanques : 1.290 l, mais 200 l em cada um dos “tiptanks”
Velocidade de cruzeiro : 209 nós (388 km/h) a FL140
Velocidade de estol : 67 nós (aproximadamente 123 km/h), com flaps
Alcance Máximo : 1.317km
Teto de Serviço : 14.000 pés (aproximadamente 4.267m)
Distância / Decolagem : 565m (MTOW, nível do mar)
Distância / Pouso : 840m (MTOW, nível do mar)

Utilização no Brasil

No Brasil, as seguintes empresas utilizam o modelo:

*NHT Linhas Aéreas
*Noar - Nordeste Aviação Regional
*Sete linhas aéreas
*Sol Linhas Aéreas.
*TEAM Transportes Aéreos
* Litorânea Linhas Aéreas (encerrou as operações).

Dados do Fabricante:

AERONAVES L-410 UVP-E20 / L 420

19 lugares para transporte regional;
Os menores custos de operação e manutenção na sua categoria;
Insuperável durabilidade e confiabilidade comprovada em condições extremas;
Operação confiável em pistas curtas e não pavimentadas em condições meteorológicas extremas;
Alta versatilidade e conforto dos passageiros;
Excelente registro de segurança.

Informações gerais:

L-410 UVP-E20 / L 420 - É o sucessor mais recente e avançada da famosa série de aeronaves L 410, é uma aeronave de 19 assentos turboélice com excelente parâmetros técnicos e confiabilidade operacional, fácil manuseio e manutenção simples.

L 410 / L 420 - Estiveram em produção por mais de 30 anos com um histórico de segurança impressionante. Proprietários e usuários de diferentes regiões da Europa, Ásia, África e América apreciam esta aeronave notável.

Eles valorizam particularmente a sua estrutura resistente e durável e a capacidade de operar em condições climáticas extremas que variam de -50 ° C até 50 º C. Sua estrutura durável e oferece um design único de desempenho excepcional, tanto no calor tórrido do deserto da África e da América Latina, bem como as regiões mais frias do mundo.

A aeronave tem provado consistente e confiável serviços em uma gama excepcionalmente ampla de condições climáticas, da seca e empoeirada Africa, as áreas de chuvas da América Latina e do nível do mar.

Com seu chassi original, o avião pode operar em qualquer lugar, necessitando apenas de algumas centenas de metros de pista com uma resistência mínima de 6 kg / sq cm (85 kg / m². In), ou seja, pode pousar e decolar também da chuva-embebida em aeródromos curto de grama.

L-410 UVP E20 - Foi certificada com base no regulamento FAR 23 (alteração 34) e receberam os certificados de tipo, na República Checa, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Indonésia, Filipinas, Austrália, Argentina, Brasil, Federação Russa, Cuba e Chile.

A aeronave também foi aprovado para operação em uma série de outros países, como Argélia, República da África do Sul, Quénia, Tanzânia, Uganda, Tunísia, Colômbia, Venezuela, Coréia do Sul, Índia e outros.

Para garantir excepcionais seguranças no voo e máximo de satisfação do cliente, a LET foi sempre colocando grande ênfase em um desenvolvimento contínuo, a qualidade da produção e suporte ao produto.

Todos os atuais operadores desfrutam de confiabilidade da aeronave, conforto para os passageiros e incrível e relação custo-eficácio, bem como a forte capacidade da fábrica para garantir e fornecer suporte ao produto oportuna e abrangente.

Avionicos e Instrumentos:

Standard Analog Especificação

Radio-navegação e Equipamentos de Comunicação
NAV / COM / GPS 2 sets
MKR 1 jogo
ADF 1 jogo
Bússola giroscópica 2 sets
DME 1 jogo
Sistema de interfonia e PA 2 sets
Transponder 1 jogo
Gravador de dados de vôo 1 jogo
Cockpit voice recorder 1 jogo
Transmissor de emergência local 1 jogo
Os radares meteorológicos 1 jogo
Radar Altimeter 1 jogo
EGPWS 1 jogo
AMS 1 jogo

Equipamentos

Velocímetro 2 pcs

Altímetro barométrico 2 pcs
Altitude sistema de dados 2 pcs
Taxa de subida indicador 2 pcs
Artificial LH Horizont 1 PC
Artificial RH Horizont 1 PC
Artificial espera Horizont 1 PC
Indicador de voltas e banco 2 pcs
Bússola magnética 1 PC
Indicador de Torque 2 pcs
Gerador de gás indicador de RPM 2 pcs
Propeller indicador de RPM 2 pcs
Indicador ITT 2 pcs
Três indicador de ponteiro 2 pcs
Indicador de quantidade de combustível (tanque principal) 2 pcs
Indicador de quantidade de combustível (tanque ponta da asa) 2 pcs
Indicador de Vazão 2 pcs
Termômetro de ar exterior 1 PC
Double ponteiro do termômetro de ar 1 PC
Relógio 2 pcs

Opções HF Transceiver
Transponder 2 + Encoding altímetro 2
Rádio altímetro 2
TCAS II

Opcional Digital Especificação Radio-navegação e Equipamentos de Comunicação

Advanced Flight Display 2 sets
AHC-1000A, Atitude posição computador 2 sets
Computador de dados aéreos 2 sets
NAV / COM / GPS 2 sets
MKR 1 jogo
ADF 1 jogo
Atitude AHRS sistema de posição 2 sets
DME 2 sets
Sistema de interfonia e PA 2 sets
Transponder I 1 jogo
Transponder II 1 jogo
Gravador de dados de vôo 1 jogo
Transmissor localizador de emergência 1 jogo
Cockpit voice recorder 1 jogo
Os radares meteorológicos 1 jogo
Radioaltímetro 1 jogo
EGPWS 1 jogo
AMS2000 1 jogo

Instrumento de Equipamentos

Velocímetro - em espera 1 jogo
Altímetro tambor de espera escala 1 jogo
Artificial espera Horizont 1 jogo
Bússola magnética 1 jogo
Indicador de Torque 2 sets
Gerador de gás indicador de RPM 2 sets
Propeller indicador de RPM 2 sets
Indicador ITT 2 sets
Três - indicador de ponteiro 2 sets
Ind. de quantidade de combustível (tanque de comb. principal) 2 sets
Ind. de quantidade de combustível (tanque de comb. da ponta da asa) 2 sets
Indicador Flownmeter 2 sets
Termômetro de ar exterior 1 jogo
Double ponteiro do termômetro de ar 1 jogo
Relógio 2 sets

Opções HF Transceiver
TCAS II
Piloto automático

Pesos e Dimensões:

Dimensões Externo

Envergadura 19,48 m 63,91 m

Comprimento 14,42 m 47,30 m
Altura 5,83 m 19,10 m

Interno

Máx. Largura da cabine 1,96 m 6,40 m

Máx. Altura da cabine 1,66 m 5,45 m
Volume de cabine de passageiros 17,90 m 3 632,00 m 3
Capacidade de passageiros 17/19 bancos
Dimensões da porta do passageiro 0.8x1.46 m 2.6x4.8 m
Dimensões Cargo Door 1.25x1.46 m 4.1x4.8 m

Pesos

Máx. Take-off Weight 6 600 kg 14 550 £
Máx. Landing Weight 6 400 kg 14 109 £
Máx. Zero Fuel Weight 6 000 kg 13 228 £
Payload 1 800 kg 3 £ 968

Desempenho

Velocidade máxima de cruzeiro 386 km / h TAS 208 KTAS
Faixa Máxima (ISA, as reservas para 45 min) 1 400 km 755 NM
Cruise Altitude 4 200 m 13 800 m
Técnico Tecto 6 100 m 20 000 m
Distância de descolagem de 35 pés
ISA, SL, MTOW 565 m 1 854 m
ISA +15 ° C, SL, MTOW 655 m 2 149 m
Landing Distance a 50 pés
ISA, SL, MLDW 503 m 1 650 m
ISA +15 ° C, SL, MLDW 520 m 1 706 m
Monomotor Teto de serviço (ISA, MTOW 95%, a taxa subir 50 FPM) 4 380 m 14 370 m
Taxa de subida a S / L ambos os motores 6,6 m / s 1 300 fpm
Taxa de subida a S / L com um motor 1,7 m / s 328 fpm
Power Plant - 2 x Walter M610E Turboprop, 5 - lâmina AVIA Propeller (V510)
Máx. Take-Off Power 560 kW 751 SHP
Máx. Continuous Power 490 kW 657 SHP
Tripulação 2 pilotos

Certificados Tipo

L 410 EASA.A.026 UE
71-04 República Tcheca
14/90 Suécia
EA-9401 Brasil
72-0341-1 LS / PS Dinamarca
AV-9703 Argentina
5VT9800015 Filipinas
A-02 Chile
1-99 Cuba
2067 Alemanha
A204 Austrália
A048 Indonésia
Carta de reconhecimento
727-2006-MTC/12.04 Peru
Carta de registo
ZS-OBS África do Sul
L-410 UVP-E20 é certificada com base no FAR 23, alteração 34.
L 420 EASA.A.026 UE
71-04 República Tcheca
A42CE E.U.A.
A 175 Austrália
A047 Indonésia
LET/001 África do Sul
A L-420 é certificada pela FAA de acordo com o FAR 23, a alteração 41 da regulamentação.

Fonte: wikipedia.org/ www.let.cz/ Google Tradutor.
Photo by: www.let.cz

3 comentários:

TOMAZ disse...

Prezado Sr.
Parabéns pelo belo trabalho neste blog, cheguei aqui pelo blog do Direto da Pista do meu amigo Rafael Matera.
Os detalhes do LET 410, muitos bons.
Um gde abraço.
Tomaz/DECEA-RJ.

Unknown disse...

Obrigado Tomaz, fico feliz pelo Aeroblog conseguir este crescimento em menos de 2 anos. Pessoas como o Rafael do DP, é que fazem a diferença.

Abraços e continue visitando o Aeroblog.

Lisarb (Aeroblog)

Anônimo disse...

Infelizmente Hoje 13/07/2011 acabou de cair um let 410 da Noar -(Nordeste Aviação Regional) aqui em Recife Proximo a Praia de Boa Viagem. Isto é Lamentavel pois a aeronave parece ser muito segura!

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