sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Aécio anuncia ampliação do Aeroporto Tancredo Neves

Governador Aécio Neves discursa ao lado do presidente da Infraero, Murilo Barboza, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

O governador Aécio Neves definiu nesta quarta-feira (4), com o presidente da Infraero, Murilo Barboza, em reunião no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a ampliação do terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. O objetivo é chegar a 2013 com a atual capacidade de 5 milhões de passageiros/ano ampliada para 12 milhões/ano. As obras no terminal 1 serão iniciadas em janeiro de 2010 e receberão investimentos iniciais da Infraero de R$ 12 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As definições para as obras foram feitas a partir de um plano de desenvolvimento de longo prazo para o setor aéreo em Minas Gerais, apresentado pelo governador Aécio Neves ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante reunião em Brasília, em agosto deste ano.

“Ao conjunto de demandas que foram apresentadas pelo Estado, pela primeira vez, a Infraero, objetivamente, responde com um cronograma. O Aeroporto Tancredo Neves em Confins, estratégico para o Brasil e para a Infraero, já é um aeroporto superavitário, tem condições de crescer muito mais, inclusive em cargas pela sua localização e em relação também aos gargalos que temos em outros sítios aeroportuários”, disse Aécio Neves, em entrevista.

O presidente da Infraero, Murilo Barboza, afirmou que a ampliação da fase 1 e a implantação da primeira etapa do terminal 2 serão concluídas a tempo de atender os passageiros que estarão em Belo Horizonte para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, a parceria do Governo de Minas dará mais agilidade as obras.

“Com esse trabalho, junto com o Governo de Minas, vamos fazer um plano de aceleração do projeto executivo e vamos começar a execução das obras muito mais rápido do que esperávamos. Essa parceria com o Governo de Minas vai se desenvolver cada vez mais”, disse o presidente da Infraero.

Terminal 1

A ampliação do terminal já existente irá aumentar a capacidade do aeroporto de 5,5 milhões para 7 milhões de passageiros/ano, além de permitir voos diretos de Belo Horizonte para locais mais distantes, inclusive de cargas.

Entre as obras previstas, está a ampliação da pista em 600 metros, o que irá possibilitar o pouso e decolagem de aviões de portes maiores. Também serão instaladas novas esteiras de bagagem, novo sistema de ar condicionado; a área de desembarque será ampliada, com novas lojas de freeshop, além da conclusão do novo estacionamento, que já está em obras.

Terminal 2

No caso do terminal 2, a Infraero irá transferir ao Governo de Minas Gerais os recursos para a elaboração do projeto executivo. O presidente da Infraero, Murilo Barboza, explicou que o Governo do Estado terá mais agilidade para fazer essa contratação diretamente. Somente a partir do projeto executivo, será definido o valor a ser investido no terminal 2.

“Sabemos que o terminal 1 terá uma capacidade máxima de seis ou sete milhões de passageiros, a partir dessas obras que estarão sendo feitas. Mas a partir de um convênio que foi assinado com a Infarero, estaremos muito rapidamente publicando um edital para o inicio do projeto executivo do terminal 2”, explicou Aécio Neves.

Aeroporto Industrial

Durante a reunião, o governador também acertou com o presidente da Infraero que serão agilizados os procedimentos para que seja realizada a licitação dos primeiros lotes do Aeroporto Indústria até final de janeiro.

O Aeroporto Indústria está sendo implantado no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves em uma área de 46 mil m², pertencente ao Estado. Já estão sendo realizadas as obras de urbanização, construção de um entreposto aduaneiro, realocação da cabine de medição de energia elétrica e interligação à rede elétrica. A licitação será realizada para a definição das empresas que se instalarão no local, com direito a regime tributário especial para exportação.




Fonte: CNF AO vivo e Agência Minas
Photo by: CNF ao Vivo

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página