sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FAB encontra avião desaparecido


O Comando da Aeronáutica informou no início da tarde desta sexta-feira que 9 das 11 pessoas que estavam a bordo do avião modelo C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), que desapareceu na quinta-feira pela manhã, sobreviveram.


Ainda de acordo com a FAB, há um desaparecido e indícios de um possível óbito. Segundo o site G1, um helicóptero da Aeronáutica pousou no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC), às 13h15m (horário local) com os primeiros quatro sobreviventes. Eles foram levados para o Hospital Regional do Juruá, na cidade em ambulâncias do SAMU.

O C-98 - que transportava 7 funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e quatro militares - foi localizado na manhã desta sexta-feira por integrantes da tribo Matis, em meio à Floresta Amazônica. Segundo a FAB, o avião pousou no Rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos).

No total, oito aviões - sete da Força Aérea e um do Exército - participam da operação de resgate. São dois helicópteros H-60L BlackHawk, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99, além de um helicóptero HM-3 Super Cougar do Exército.

A FAB divulgou a lista dos sobreviventes resgatados.

1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga

2° Tenente José Ananias da Silva Pereira

1° Sargento Edmar Simões Lourenço

Josiléia Vanessa de Almeida (enfermeira da Funasa)

Maria das Graças Rodrigues Nobre (técnica da Funasa)

Maria das Dores Silva Carvalho (técnica da Funasa)

Marina de Almeida Lima (técnica da Funasa)

Diana Rodrigues Soares (técnica da Funasa)

Marcelo Nápoles de Melo (técnico da Funasa)

Não há informações ainda sobre o suboficial Marcelo dos Santos Dias e sobre o técnico João de Abreu Filho. Aeronave emitiu sinal de alerta após a decolagem.

O avião desapareceu na manhã de quinta-feira, quando fazia um voo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave dava apoio à Operação Gota, do Ministério da Saúde, de vacinação de comunidades indígenas.

À noite, a FAB informou que o avião emitiu sinal de alerta 58 minutos após a decolagem. O sinal foi captado pelo Salvaero. Ainda segundo a FAB, "eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave".

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 1980 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil, é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército.

Fonte: O Globo.
Photo by: FAB/ O Globo.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página