quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Avião desaparecido emitiu sinal antes de cair


O Salvaero, órgão da FAB que coordena as operações de busca do avião desaparecido na manhã desta quinta-feira (29) quando partiu de Cruzeiro do Sul (AC), recebeu o sinal de emergência (ELT) emitido pela aeronave, que seguia para Tabatinga (AM), 58 minutos depois da decolagem.

Onze pessoas estavam no avião, sete delas funcionários da Funasa (Fundação Nacional da Saúde).
Com base nestas informações do ELT e dos últimos contatos pelo radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, o Salvaero estabeleceu uma área para o início das buscas.

Sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas ou estão em deslocamento para a região: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

O trabalho prossegue à noite, com uma aeronave de reconhecimento R-99, com sensor para varredura térmica, mesmo modelo usado nas buscas dos destroços Airbus da Air France, desaparecido no oceano Atlântico em maio deste ano.

O C-98 Caravan foi fabricado pela Cessna nos EUA. Trata-se de um avião que começou a ser desenvolvido no início dos anos 1980 para transporte de pequenas cargas e passageiros em distâncias curtas.

A velocidade máxima é de 341 km/h e pode transportar um piloto e levar de nove a 14 pessoas. Vazio ele pesa 1.748 kg e pode carregar até pouco menos de duas toneladas e voar com 3.630 de carga máxima.

Fonte: R7.
Photo by: Editoria de Arte/R7.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página