terça-feira, 1 de setembro de 2009

Santos Dumont não suspende voos noturnos



O Instituto Estadual do Ambiente vai multar o Aeroporto Santos Dumont em R$ 25 mil, caso a determinação de não funcionar entre 22h e 6h não seja cumprida. De acordo com o instituto, a Infraero já foi notificada.

Nos painéis, está a previsão dos horários dos voos. Mas é de um local, de onde dá pra ver a pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santos Dumont, que fica claro o desrespeito da Infraero à determinação do Instituto Estadual do Ambiente. Mesmo depois de 22h, tem aeronave chegando e saindo.

As operações não deveriam mais ocorrer entre 22h e 6h. A rota sobre os bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras, Botafogo e Urca, deveria ser suspensa, exceto em casos de emergência.

Segundo o instituto, essa rota é perigosa, porque o vento fica contra as aeronaves na hora do pouso. Além disso, a medida também serve para reduzir o barulho. Moradores dos cinco bairros reclamaram do excesso de ruídos, principalmente depois do aumento no número de voos, de abril para cá.

Pela decisão do instituto, o aeroporto só poderia voltar a utilizar a rota depois de uma nova análise ambiental.

O Instituto do Ambiente informou que a empresa de Administração Aeroportuária entrou com dois recursos junto ao Inea. Mas, segundo o instituto, os pedidos ainda estão sendo analisados e não têm efeito suspensivo.

A Infraero informou que alterações nos horários de voos, no funcionamento do aeroporto e nas rotas de pouso e decolagem só poderão ser feitas dentro dos critérios legais, que dependem da coordenação com outros órgãos do setor aéreo, como a Agência Nacional de Aviação Civil e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

Em relação às multas, a Infraero disse que só vai se pronunciar quando for comunicada oficialmente da decisão.

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, explicou que não pode interromper as operações do aeroporto. Mas, segundo Marilene, o Inea vai fazer vistorias frequentes no Santos Dumont. A Procuradoria Geral do Estado orientou o instituto a pedir apoio à Polícia Militar.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página