O governo da austeridade (hein!?) mostra que bom mesmo é gastar o dinheiro público. Sabe quanto o governo Maranhão II e meio gastou em apenas dois meses (julho e agosto) com aluguel de aeronaves? R$ 399,9 mil. Dá pra acreditar? Dá.
Pois é, mas tudo dentro da legalidade. Foi feito pregão e tudo (quem venceu foi a Jat Aerotáxi LTDA), mas isso não exclui o questionamento sobre os gastos públicos. Havia mesmo a necessidade de tanto gasto em apenas dois meses? O que diremos, pois, dos meses que antecederão a campanha política? Alguém tem dúvida de que será a “viúva” que pagará a conta? Ou seja, nós?
Façamos as contas: se em julho e agosto o governo gastou quase R$ 400 mil em aluguel de aviões, poderá, se a média se mantiver, gastar mais R$ 800 mil até dezembro, o que daria um total, em seis meses, de R$ 1,2 milhão. Ou R$ 2,4 milhões em um ano, isso considerando um exercício normal, sem campanha política.
Se Maranhão ainda não conseguiu reemplacar o velho carimbo de mestre de obras, já que só inaugura as obras de Cássio, deveria pelo menos ter sido mais cuidadoso ao tentar tatuar a enganação da austeridade. Mas nem isso pode mais.
Os gastos com essas viagens – fora as outras “normais” – podem até ser legais, mas são mesmo imorais. Afinal, o Estado não está em crise? Por que, então, jogar literalmente pro ar dinheiro público que poderia estar sendo usado, pelo menos, para consertar a aeronave do Estado?
Tudo bem, é uma aeronave simples, bem distante dos “aerolulas” chiquérrimos. Mas, para um governo austero, está bom demais. Ou será que ele pretende investir num “aeromara” luxuoso?
Claro que Maranhão terá uma explicação na ponta da língua, que só convencerá mesmo aos mais crédulos e ingênuos. Dirá que é inviável um conserto, neste momento, do avião do Estado. Ou que suas viagens eram realmente essenciais para o bem da Paraíba; que é preciso deixar de mesquinharia e pensar alto, pelo desenvolvimento do Estado.
Jura, governador? Não dava pra fazer esse trabalho tão urgente usando a aviação comercial? Para onde mesmo o Sr. foi nesses dois meses? Para onde o Sr. irá nos próximos meses? Fez o quê? Trouxe o quê pra Paraíba?
Isso é “pensar alto”? Nas nuvens?
Nota: Verifiquei que a Jat Aerotáxi LTDA tem sua sede em Brasília:
Contact Information
AEROPORTO INTL. JUSCELINO KUBITSCHEK HANGAR 21 BRASILIA, Brazil
Email: esat@grupoamaral.com.br
Qualifications
Established: 1994 • Fleet: 3 • Pilots: 8 full time - Certificate: 10998(Licensed to fly SA)
Pois é, mas tudo dentro da legalidade. Foi feito pregão e tudo (quem venceu foi a Jat Aerotáxi LTDA), mas isso não exclui o questionamento sobre os gastos públicos. Havia mesmo a necessidade de tanto gasto em apenas dois meses? O que diremos, pois, dos meses que antecederão a campanha política? Alguém tem dúvida de que será a “viúva” que pagará a conta? Ou seja, nós?
Façamos as contas: se em julho e agosto o governo gastou quase R$ 400 mil em aluguel de aviões, poderá, se a média se mantiver, gastar mais R$ 800 mil até dezembro, o que daria um total, em seis meses, de R$ 1,2 milhão. Ou R$ 2,4 milhões em um ano, isso considerando um exercício normal, sem campanha política.
Se Maranhão ainda não conseguiu reemplacar o velho carimbo de mestre de obras, já que só inaugura as obras de Cássio, deveria pelo menos ter sido mais cuidadoso ao tentar tatuar a enganação da austeridade. Mas nem isso pode mais.
Os gastos com essas viagens – fora as outras “normais” – podem até ser legais, mas são mesmo imorais. Afinal, o Estado não está em crise? Por que, então, jogar literalmente pro ar dinheiro público que poderia estar sendo usado, pelo menos, para consertar a aeronave do Estado?
Tudo bem, é uma aeronave simples, bem distante dos “aerolulas” chiquérrimos. Mas, para um governo austero, está bom demais. Ou será que ele pretende investir num “aeromara” luxuoso?
Claro que Maranhão terá uma explicação na ponta da língua, que só convencerá mesmo aos mais crédulos e ingênuos. Dirá que é inviável um conserto, neste momento, do avião do Estado. Ou que suas viagens eram realmente essenciais para o bem da Paraíba; que é preciso deixar de mesquinharia e pensar alto, pelo desenvolvimento do Estado.
Jura, governador? Não dava pra fazer esse trabalho tão urgente usando a aviação comercial? Para onde mesmo o Sr. foi nesses dois meses? Para onde o Sr. irá nos próximos meses? Fez o quê? Trouxe o quê pra Paraíba?
Isso é “pensar alto”? Nas nuvens?
Nota: Verifiquei que a Jat Aerotáxi LTDA tem sua sede em Brasília:
Rua Etc Rodoviária, PT bl NORTElj 26
Zona Cívico-Administrativa - Brasília - DF - Tel: (61) 3365-1404
Também descobri a frota de aeronaves da Jat (só não sei se está atualizada):
JAT AEROTAXI, LTDA.Contact Information
AEROPORTO INTL. JUSCELINO KUBITSCHEK HANGAR 21 BRASILIA, Brazil
Email: esat@grupoamaral.com.br
Qualifications
Established: 1994 • Fleet: 3 • Pilots: 8 full time - Certificate: 10998(Licensed to fly SA)
Fleet
SBBR - Brasilia, Brazil | |||||||
Qty. | | Type (Common Name) | Category | Seats | Price Range (Per Hour) | | |
1 | | LR-31ER (LEARJET 31AER) | Light Jet | 8 | R 9600 | Price Quote | |
| |||||||
1 | | RA-390 (PREMIER 1) | Light Jet | 6 | R 9600 | Price Quote | |
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1 | | EC-120-B (COLIBRI) | Helicopter | 4 | R 3000 | Price Quote |
Fonte: Gisa Veiga - PB Agora texto/Telelistas (End. da Jat/aircharterguide.com(Dados da Jat).
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