quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Exposição no Aeroporto de Porto Alegre


Está em exposição no Espaço Cultural do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a mostra itinerante Bartolomeu de Gusmão – 300 anos, que conta um pouco da história do Padre que inventou o primeiro aeróstato, designação das aeronaves mais leves que o ar, como os balões e os dirigíveis.

O invento teve registro de patente no dia 19 de abril de 1709, em Portugal. Logo a notícia se espalhou por toda a Europa, e o primeiro “balão” oficial - alguns historiadores acreditam que os chineses já tinham essa tecnologia milhares de anos antes - foi batizado de Passarola.

Desde então, o Padre Bartolomeu foi aperfeiçoando a técnica e hoje é considerado um dos homens mais importantes da aviação mundial.


A exposição é organizada pelo 5º Comando Aéreo Regional (V COMAR), com apoio da Infraero, e permanece aberta à visitação até o dia 27 de setembro.

Na mostra, os visitantes poderão conferir um pouco mais da história de Bartolomeu de Gusmão, com banners e peças em exposição, além de material audiovisual e uma réplica em miniatura de um balão.


Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página