sábado, 5 de setembro de 2009

Airbus quer sistema via satélite no lugar de caixa preta


O presidente da Airbus, Thomas Enders, falou ontem que a fabricante de aviões europeia trabalha no sentido de substituir as "caixas pretas" por um sistema que transmita por satélite os dados de voo.

"Estamos examinando as possibilidades de melhorar o atual sistema por outros métodos de coleta dos dados", declarou Enders ao jornal francês Le Parisien.


"Os dados mais importantes podem, por exemplo, ser transmitidos em tempo real por satélite, como já acontece com as informações relativas à manutenção da aeronave", afirmou o executivo. "Isso é uma questão na qual estamos trabalhando com nossos parceiros e fornecedores."

Os aviões comerciais são obrigados a ter dois gravadores, um para os dados do voo e outro que grava a conversa entre os pilotos, mas, para obter essas informações, é necessária a recuperação física das caixas. As aeronaves de última geração também transmitem informação via satélite durante o voo, de forma que os mecânicos estejam preparados para atender os aviões logo após a aterrissagem.

Esses dados de manutenção constituem a única informação de que dispõem os investigadores do acidente com o avião que fazia o voo 447 da Air France, entre o Rio de Janeiro e Paris.

"Para melhorar a segurança do transporte aéreo no futuro, devemos assegurar que, no caso de um acidente, possamos recuperar todos os dados do voo", disse Enders.

Fonte: Blog BGA.

Nenhum comentário:

SEGUIDORES AEROBLOG

Total de visualizações de página