A Rússia e a Ucrânia decidiram retomar a produção de uma das mais célebres aeronaves de todos os tempos, o Antonov An-124 Ruslan.
O cargueiro é o 3º maior avião do mundo, somente atrás do A380, da Airbus, e do seu irmão maior, o An-225. A decisão não é exatamente inédita já que os dois países haviam chegado a um acordo preliminar em abril do ano passado.
O An-124 surgiu como um supercargueiro para a Força Aérea da ex-União Soviética. Ele era inspirado no seu rival norte-americano C-5 Galaxy, da Lockheed Martin, porém, o excedia em capacidade: são 150 toneladas de carga.
Desde 1995 nenhum exemplar é construído, mas a linha de montagem, segundo agências russas, permaneceu em condições de ser reativada, na esperança de o modelo conseguir alguma venda para companhias cargueiras.
O cargueiro é o 3º maior avião do mundo, somente atrás do A380, da Airbus, e do seu irmão maior, o An-225. A decisão não é exatamente inédita já que os dois países haviam chegado a um acordo preliminar em abril do ano passado.
O An-124 surgiu como um supercargueiro para a Força Aérea da ex-União Soviética. Ele era inspirado no seu rival norte-americano C-5 Galaxy, da Lockheed Martin, porém, o excedia em capacidade: são 150 toneladas de carga.
Desde 1995 nenhum exemplar é construído, mas a linha de montagem, segundo agências russas, permaneceu em condições de ser reativada, na esperança de o modelo conseguir alguma venda para companhias cargueiras.
Foto: Carlos Leal (Colaborador Aeroblog - Recife).
Fonte: Airway.
Nenhum comentário:
Postar um comentário